domingo, 25 de março de 2012

Mediunidade como Ferramenta

Muito comum foi ouvir frases como :
Seu problema é mediunidade precisa desenvolver...
Seus guias espirituais estão te dando uma surra por não querer trabalhar...  
Respeitamos imensamente quem pensa assim , mas nos permitimos a ver diferente e convida-lo  a examinar a mediunidade como ferramenta na construção de nosso aprendizado com destino a evolução.
Numa comparação pálida podemos pensar esta sublime e abençoada faculdade como por exemplo um computador, que precisas saber usar para não encher de vírus...
Hoje o computador representa uma antena de ligação com o mundo em que vivemos, ao postar esta mensagem poderei ser lido do outro lado do planeta, transpondo até as barreiras linguísticas, pois embora ainda carente de se aperfeiçoar temos os tradutores de textos.
Emito a ideia e entro no mundo, inclusive no mundo das pessoas que lêem-me neste momento você que me esta lendo esta viajando pelo universo que conduzo com minhas palavras.
Quem são os nossos leitores pessoas que se interessam em conhecer a doutrina dos Espíritos, mas ao mesmo tempo que emito estes pensamentos abro campo para dialogar no mundo de possíveis detratores do espiritismo , ou de pessoas de ma fé que poderá utilizar-se de minhas informações.
O que fara com que eu mantenha esta convivência de modo saudável ?
O conhecimento que adquiri ao longo do estudo, o conhecimento que adquiri para mim através do exercicico de racionalizar, e o amor pois sera o norteador de todos os meus diálogos sejam com os que aprenderam gostar do que lêem, seja com os opositores da ideias espiritas por conveniência ou por ignorância, o amor sempre nos norteara.
Assim representada a  ferramenta de contato com os mundos chamado de mediunidade.
Sendo assim para que aproveite os recursos que a ferramenta de trabalho me oferece preciso conhece-la e sabe-la usar.
Como conheço a Mediunidade ?
Estudando-a, a primeira e melhor e mais segura opção chama-se livro dos médiuns , que tem como subtitulo a informação a quem se destina e o que representa " guia dos médiuns e dos evocadores".
Antes de usa-la, consultar o manual para saber como e entender seus riscos e seu modo seguro...
Quando eu vou estudando eu vou eu tomo o conhecimento para mim, e passo a dominar a ferramenta através do conhecimento e passo a controla-la e dando-a um fim útil e benéfico, por que através do conjunto de conhecimentos crio hábitos salutares e naturalmente educo a mediunidade.
Mediunidade então não precisa de desenvolvimento precisa de educação como Allan Kardec em o Livro dos Espíritos, define como educação "conjunto de hábitos adquiridos" e Trabalho "toda ocupação útil".
Mediunidade ferramenta de trabalho e educação.




Curiosidades da pratica mediunica

Recentemente conversei com um médium, sobre suas impressões mediúnicas na pratica.
Perguntei-lhe ao querido amigo que trabalha na área da psicofonia e da psicografia o seguinte:
Dentre as atividades que desenvolveu ou desenvolve na casa espirita em qual atividade se sentiu mais amparado por Espíritos mais nobres?
Ele respondeu-me  na aplicação de passes.
Sua resposta surpreendeu-me eu pedi que me explicasse, para que eu pudesse sedimentar aquela informação.
Disse-me ele que durante o passe suas faculdades lhe permitiram ter contato com Espíritos nobres, pois nesses momentos  em nome do amor devotado eles transpunham sua inferioridade moral, em nome do amor aos seus, ele adquiriu  segundo ele a proteção em diversas situações da vida, que no momento que buscava sintonia imediatamente já encontrava, na cabina de passe ele tinha mais contato com seu guia espiritual que lhe dava objetivas explicações para um melhor atendimento.
Ai perguntei-lhe e o trabalho nas ditas reuniões mediúnicas ?
Ele disse que era muito importante mais se ele trabalhasse no passe a satisfação era inenarrável...
Ao longo dos anos anos vejo pessoas com o grande anseio de chegar as reuniões mediúnicas e ver como elas funcionam desejando ser intermediário de Espíritos nobres, e nessas reuniões travam estreito contato com seres do mesmo patamar, mas tem dificuldade de transpor a barreira moral para achegar-se através da sintonia superior ao qual se encontram.
Mas quando o amor fala toda paisagem muda...
Durante o atendimento a seres enfermos, sempre tem alguém velando por eles em nome de Deus, pessoas que o amam desta ou de outras vidas, e quando através do passe ou através do trabalho de promoção social esses Espíritos passam a incorporar o trabalho e orar por este trabalho e naturalmente mais e mais simpatia,  através da simpatia nasce a proteção e a prece.
Este pensamento casa com o pensamento que o médium que serve no trabalho de Jesus esta sempre com as mãos e coração ocupado.
Que nos menores serviços estão os maiores amigos, pois como disse Jesus colocando-se como servidor de Deus dizendo ao lavar os pés de seus discípulos que quem quisesse ser o maior de todos , fosse escravo, ou seja fosse o servidor do amor.
Quando adentras a casa onde serve a Jesus toda atividade é importante, e requer zelo, carinho e amor, pois assim fazem os Espíritos, e assim nos sintonizamos com eles. 





Fariseus : Ontem e Hoje


Longe do desejo de descrever pessoas ou de rotula-las , mas o que nos estimula é um estudo sobre um estilo ou tipo de postura adotado por um grupo de pessoas que deram inicio a um arquétipo ou tipo psicológico comum.
Eles existiram antes de Jesus, ao tempo de Jesus ,e por fazer parte da postura adotada por diversos seres humanos persiste até hoje nos diversos ramos de pensamento, mas no meio religioso ele destaca sua pujança, fazendo da religião um entorpecente da racionalidade para que se beneficiem financeiramente ou de forma sutil que é a moral que se exterioriza por meio da bajulação.  

Fariseus (do hebreu parush, divisão, separação). – A tradição constituía parte importante da teologia dos judeus. Consistia numa compilação das interpretações sucessivamente dadas ao sentido das Escrituras e tornadas artigos de dogma. Constituía, entre os doutores, assunto de discussões intermináveis, as mais das vezes sobre simples questões de palavras ou de formas, no gênero das disputas teológicas e das sutilezas da escolástica da Idade Média. Daí nasceram diferentes seitas, cada uma das quais pretendia ter o monopólio da verdade, detestando-se umas às outras, como sói acontecer.
Tomavam parte ativa nas controvérsias religiosas. Servis cumpridores das práticas exteriores do culto e das cerimônias; cheios de um zelo ardente de proselitismo, inimigos dos inovadores, afetavam grande severidade de princípios; mas, sob as aparências de meticulosa devoção, ocultavam costumes dissolutos, muito orgulho e, acima de tudo, excessiva ânsia de dominação. Tinham a religião mais como meio de chegarem a seus fins, do que como objeto de fé sincera. Da virtude nada possuíam, além das exterioridades e da ostentação; entretanto, por umas e outras, exerciam grande influência sobre o povo, a cujos olhos passavam por santas criaturas. Daí o serem muito poderosos em Jerusalém...           
    (Allan Kardec introdução ao Evangelho S.Espiritismo)

Jesus representou-se um grande adversário aos Fariseus pois Jesus cortava o cordão umbilical da fé, ou seja, os Fariseus alimentavam a fé das pessoas partindo sempre de suas interpretações, e mantinham seus vínculos como interpretes divino mantinham o poder temporal a rédeas curtas.
A proposta da boa nova desvinculava as organizações religiosas como intermediários entre os homens e Deus , colocando não mais os homens como criaturas, mas como filhos em contato com seu pai.
Desvinculava a relação divina dos aparatos e dos templos para o contato direto , então seu apego era a letra da Tora.
Mas sua postura foi vista sempre ao lado de todos os livros sagrados...
O ser humano histonicamente manteve-se ao longo da historia liderando o povo ou por meio da força ou da crença, por meio da força eles eram sempre odiados , pela crença eles eram idolatrados ou amados levando muitos a morrerem por suas idéias, Jesus o psicólogo por excelência reconhecia e tentava manter seus seguidores distante disso até sorrateiramente que eles tomaram novamente as rédeas da religião de forma sorrateira.
Como Jesus descrevia e combatia esses arquétipos , pois se perceber você vai ver ele combate sem jamais dar nome próprio, mas sempre lutou contra suas posturas. E quais eram?
1) Condenam a atitude do mestre dos mestres por comerem com pessoas, que segundo seu ponto de vista era indigno da presença deles, Jesus os informa que os que são os doentes precisam de médicos.
2) Acusam ele de expulsar o demônio usando-se do poder dado pelo demônio, Jesus rebate a acusação pela razão , afirmando-lhes se o mal se divide entre si para pratica do bem seu reino esta fadado a queda , pois todo reino dividido entre si tende a ruir.
3) Acusavam os seguidores de Jesus pois colhiam fruto em dia proibido pois era dia de descanso, Jesus rebate-os dizendo que o homem e maior que as convenções , e não as convenções maiores que os homens.
4) Solicitavam provas ao mestre que lhes respondia:" Esse povo honra-me com os lábios mais o coração esta longe de mim. Em vão me prestam culto; a doutrina que eles ensinam são preceitos humanos"
5)Preocupam-se com o que comem, Jesus os contradiz chamando-os a atenção dizendo-os  que o que faz mal não e o que entra pela boca mais sim o que sai dela , pois a boca fala o que esta cheio o coração.
6) Dizem mas não fazem.
7) Colocam nos ombros alheios cargas pesadíssimas, mas se isentam de carrega-las.
8) Fazem todas as suas obras para serem vistos.
9) Se posicionam sempre nos primeiros lugares tanto nas festas quanto nas sinagogas.
!0) Gostam de serem saudados nas praças para serem chamados de Rabi ,ou seja ,Mestre.
Justamente nesses dias que surgem manchetes nos meios de comunicação , falando sobre indivíduos que mercantilizam com o divino em nome de beneficio próprio e material e ao mesmo tempo a fé.
Mas isso existe somente fora de nossa doutrina ou existe dentro?
Precisamos acima de tudo não perder o rumo que Jesus diz ser a medida que estes deixam escapar em sua busca que são: 
A Justiça, a Misericórdia e a Fidelidade.
Fico um tanto preocupado como estamos nos vendo hoje como a bola da vez , as pessoas estão dia a dia , mais e mais buscando a doutrina , nossos centros espiritas estão preparados para esse assédio ?  
Nossos palestrantes, expositores,conferencistas, escritores e articulistas estamos prontos para que passemos pelo assédio da popularidade sem que nos maculemos?
Como temos visto a doutrina?
Estou ainda ciente que a lei de Deus esta gravada em nossa consciência ?
Ou já estou rumando para fora de Kardec não há salvação ? 
Estamos promovendo bons palestrantes e bons escritores a doutores da lei ?
Estou colocando-os nos primeiros lugares ou eles  nos tem pedido os primeiros lugares ?
Devemos primar pela mensagem divina seja ela qual for não pode jamais nos dividir e sim unir-nos.
Quando eu assisto uma palestra que já fundamentei o meu aprendizado eu ouço procurando um tropeço do palestrante para questiona-lo ? 
Ou para que eu faça uma pergunta que possa estar acima do conhecimento dele para que atraia a luz dele para mim ?
Ou ouço procurando aprender algo junto da mensagem que já conheço?
Estou eu acendendo minha própria luz através de meus atos?
Não quero condenar ou acusar alguém de tal ou qual atos.
Sou o primeiro a refletir comigo mesmo , e se sentir isso eu devo ser o primeiro a vacinar-me, junto ao evangelho de Jesus .
Minha casa espirita representa um lugar onde eu me confraternizo com meus irmãos , ou o lugar onde eu disputo os primeiros lugares ?
Mas no espiritismo não pedimos dinheiro. 
Mas existe o pedido de reconhecimento ? Se existe seria para mim uma paga ?
Jesus e o seu cristianismo primitivo deve estar vivo entre nós, para que nenhum de nós sinta-se estimulado ao farisaísmo. 
E como seria isso ?
Jamais esquecermos que somos irmãos, e como irmãos parte de um corpo, ou conjunto da obra espirita.
Que somos duas vezes mais necessitados do que quem nos lê ou ouve, pois tenho que entender e tornar simples o que leio, para que vivencie na simplicidade e ensine com simplicidade.
A posição dos Fariseus me incomoda é porque não compactuo com errado ou essa fera esta em mim enjaulada esperando eu liberta-la?
Precisamos combater os Fariseus ?  
Não, só não alimente-o, pois assim morrera de fome...
"Os meus discípulos serão reconhecidos por muito se amarem." Jesus 
Amemo-nos.





terça-feira, 20 de março de 2012

Os simples

Bem aventurado os pobres de espirito pois deles é o reinos dos céus. (Mateus CAP. 5 verso 3)

Quando olho essa bem aventurança lembro-me de Gandi em dois momentos de sua vida que se popularizaram e chegaram até mim de forma oral diversas vezes, e repetidas por diferentes bocas.
"Se fosse perdido todos os livros sacros da humanidade e restasse somente o sermão do monte nada estaria perdido".
O outro momento segundo ouço muito falar que estava Gandi a vislumbrar a vitrine de um shopping center em Londres e sorrindo, um de seus cicerones disse-lhe : "o senhor esta encantado com algo pode escolher e serás um presente da rainha." Responde-lhe Gandi : " Sorrio de felicidade de ver tanta coisa que não preciso." 
Recorro ao Evangelho segundo o Espiritismo para mergulhar no mundo de Jesus pela ótica dos Espíritos  em seu capitulo Vll a definição de pobre de espirito "simplicidade de coração e humildade de espirito".

Hoje se popularizou a palavra humildade que é entendida como ausência de bens materiais , ou como pobreza e penúria, mas o sentido aplicado por Kardec, e que também se aplica a palavra é o sentido derivado do Latin, humilitas  pequenez, modéstia ou ainda, Capacidade de reconhecer os próprios erros , defeitos ou limitações

Partindo destes princípios entendemos Jesus , pois a sua época espíritos fortes eram considerados pessoas que se empunham pela força ou inteligência, então para Jesus as pessoas simples possuiriam o reino dos céus , pois assim como Gandi não precisaria de muitas coisas para viver.
As pessoas que possui poucas necessidades materiais, e sente poucos anseios materiais,  seus anseios estão além, da matéria e suas aquisições estão nos céus.
E o que seria o céu ?
Um estado de satisfação da alma... 
O indivíduo sabe a pequenez ante o seu criador , e se dobra satisfeito ante a criação identificando-a e identintidicando-se com o todo, seu olhar volta-se ao infinito e reconhece seu saber limitado, "tudo que sei, é que nada sei."
Encontra-se no oposto ao orgulho...
Que é o orgulho  ?
E uma das forças propulsoras que impulsionou-nos em nossa evolução até o ponto onde estamos , e não precisamos esconde-las , mais que precisamos transforma-las. 
Como adquirimos a simplicidade ?
Tomemos Jesus como nosso modelo ...
Jesus tratava assuntos profundos com tamanha simplicidade fazendo que suas palavras alcançasse letrados e iletrados, pois ensinava o que escapava a compreensão do povo a partir do que lhes eram comum, o verbo de Jesus era para todos...
Jesus convidou Pedro que estava pescando a ser pescador de almas...
Convidava os agricultores a semear o amor...
Suas respostas eram precisas e atendia as necessidades...
Nada em Jesus era complicado ou difícil...
A opção de simplicidade representa a opção de descomplicar a vida...
Existe pessoas que você faz uma pergunta que a resposta seria um simples sim ou um simples não e você ouve um discurso, que nem te disse nem sim, e nem não.
Com minha esposa descobri que dividas são dividas, e problemas são problemas.
Conheci um homem riquíssimo não tinha dividas, tinha muito dinheiro mais não tinha saúde , pois o câncer em seu pulmão o impedia de correr andar e respirar, tenho certeza que ele trocaria facilmente de posição comigo, mais que eu jamais eu trocaria a minha posição com a dele...
O simples é aquele que descobre que é rico quando o mundo o mundo diz que ele é pobre...
O simples pode também ser rico e possuir dinheiro, pois o dinheiro não o torna melhor que outra pessoa apenas o coloca em melhores possibilidades, tive o prazer de conhecer um homem rico de posses materiais , que durante muito tempo viajou para conhecer o pais e suas belezas, mas descobriu sua maior riqueza ao construir um orfanato.
Pois era sua parada obrigatória e diária, sua visita a aquelas crianças que acolheu como filhos, deixava de jantar em restaurantes renomados de SP, para jantar com seus filhos de alma, depois da janta virava uma criança a rolar no chão com as crianças, quando eu digo rolar é literalmente rolar no chão, brincava virava cavalo de todos eles , depois ia dormir, aquela família que ele adotou, também o adotou.
Onde esta o teu tesouro esta teu coração disse Jesus...
Saia da complicação seja simples...
Eis a primeira proposta de Jesus ou o primeiro degrau...
E possua o céu dentro de você mesmo estando ainda na terra…



domingo, 18 de março de 2012

Prece da Segunda Feira


Sou grato meu querido Deus a benção de poder levantar e dirigir-me a um trabalho...
Pois tantos pais estão por ai caminhando e pensando como ou o que darei a meu filho hoje, pois falta a dignidade de um trabalho que o honra em sua existência honesta no mundo.
Grato por que nesta momentânea extensão de meu lar , poderei podar as arestas de meu espirito no trato com minha família universal, com nomes e posições hierárquicas diferentes da minha.

Ajuda-me compreender a posição na qual eu me encontro , e permitas que eu possa executar com louvor este abençoado trabalho digno.
De entender que as pessoas difíceis que irei encontrar pelo caminho são lições necessárias ao meu aprendizado que conduz a evolução.
Que eu lembre de não criticar pois já compreendi que há quem faça o que já fiz ou que faria se estivesse do lugar dele ou dela por ser inda ou que já fui e o que ainda sou.
Permita Jesus que o ser humano que reflete minha sombra e minha luz possam o primeiro ensinar-me a vencer-me e segundo ensinar a desenvolver o que adquiri.
Para que atenda os teus sublimes designos que chamamos de nossa missão : Amar.
Que eu não esqueça que vim a este mundo essencialmente para amar e servir o amor.
Se conosco todos os dias, e seja em favor daqueles que tanto gostaria de estar em meu lugar trabalhando com a dignidade que posso fluir.
Grato pela linda semana de trabalho que se inicia e que jamais eu esqueça as palavras de Jesus e possa dizer sempre.
"Meu Pai Trabalha até hoje e eu trabalho também."

sábado, 17 de março de 2012

Mocidades Espiritas - Os doces frutos.

Cheguei ao Movimento de Juventude e ouvia uma frase de Leopoldo Machado " O jovem pode mais não sabe.  O velho sabe mas nao pode. Há se o jovem soubesse..."
Cheguei em Fortaleza em 1996 carregava esta frase em minha alma ...
Quando cheguei ao Centro Espirita Joao o Evangelista que neste ano faz 70 anos.
Deparei-me com uma casa jovial a Época , onde você via seus coordenadores com aproximadamente entre 30 e 35 anos , e eu olhava com admiração tamanho conhecimento , forma impar e simples de passar a mensagem espirita.
Descobri que todos saíram de uma mocidade, a  Mocidade Espirita Chico Emmanuel e Kardec, a MECEK ...
Fui vendo que a frase de Leopoldo Machado ganhar vida e cor , pois podia em pensamento dizer a Leopoldo Machado " Que lindo o jovem sabendo"...
Ai fui sem muito procurar descobrindo em saudosismos de companheiros...
O presidente da FEEC se volta em seu livro e lembra dos tempo de Mocidade na Comunhão espirita,  e outros assim sucessivamente e descobri entre a expressividade do conhecimento espirita do Estado do Ceara , entre os expositores, oradores e conversadores mais requisitados, companheiros egressos das Mocidades Espiritas.
Olha Leopoldo o jovem sabendo...
Eu vejo o Grupo AME e suas historias seu nascimento em Mocidade...
Vejo o LEMA apresentando-se no Theatro Jose de Alencar e digo olha Leopoldo o jovem sabendo...
Ouço rumores do primeiro encontro de artistas espiritas que terá como sede um convento e digo olha Leopoldo o Jovem quebrando barreiras ...
Tentei enumerar os Centros Espiritas que nasceram da matriarca MECEK  e fiquei com medo de errar e de esquecer, assim como da antiga Comunhão ...
Passo e vejo e vibro os encontros Estaduais em fotos e sem querer se torna impossível conter as lagrimas e fico imaginando cada um sabendo , formando, mudando a cara do mundo...
Vejo a alegria da juventude, vejo mais sementes, e aguardo saborosos frutos...
E vou agora dizendo com Padre Zézinho ...
"Hoje em dias os jovens que eu vejo, vivem inquietos no mundo infeliz, eu renovo a esperança e o desejo, de topar com Francisco de Assis , calça Lee pé no chão mundo novo, mil idéias de renovação, eles são consciência do povo, queira Deus que eles sejam irmãos ".
Vem Leopoldo... Vem... Pois, " somos companheiros amigos irmão que vivem alegres pensando no bem, a nossa alegria e de bons Cristãos não ofende a Jesus e nem fere a ninguém"…



sexta-feira, 16 de março de 2012

Divagando , devagar , de vagar...

Olhava para traz e pensava, repensava...
Não em busca de memorias queridas.
Não em saudosismo do que fiz .
Ou pensando sobre o que não fiz.
Mas olhando com olhar maduro e pensando...
O que aprendi ?
Que quando eu sufoquei, e não permiti viver...
Quando não se vive, não se sente, não se da, por conseguinte não recebe.
Que quando você liberta , você conquista , pois só parte quem nunca esteve.
Pois quem esta realmente fica , pois por mais longe que vá, não foi, ficou.
Vi que quando pensei que amei, não entendia o que era amar , pois confundi com sexo.
Quando se descobre o amor ele se plenifica na irrestrita felicidade , e esta escapa, e escapava de toda definição.
Pois não se pinta o que se sente, apenas sente, e muitas vezes sente sozinho , mas mesmo sozinho se descobre, no todo , mas não como um pedaço igual, mas como uma parte diferente pensante e vivente.
Que as relações mais difíceis foram as que mais forjaram meu caráter, que me trouxeram a este ponto.
E o que e este ponto o da velhice ?
Não o ponto onde acordei...
Acordei pois dormia como em um sono sem sonho, sem o sentir, na ilusão do nada que pensava que era algo.
Perguntei o que tinha ?
Um apartamento...
E até quando este apartamento seria meu ?
Até a morte...
E quando esta se daria ?
Acordaria amanha?
E minha mãe... Até quando seria minha mãe ? 
E meus filhos ? Até quando seria meus filhos ?
Minha esposa .... Minha esposa ?
Conclui em minhas divagações... 
O material era temporário...
Este amor da matéria cessaria com a morte...
Minha mãe seria minha mãe, até a próxima encanação , e assim meus filhos, e assim minha esposa...
Nada seria minha, nada seria meu...
Só possuía então o que sentia ...
E ate quando eu sentia ?
Então o que não mudaria ?
Eu ?
Como disse em amigo outrora... 
"O essencial é invisível aos olhos é o ilusório tudo que e palpável"


Quantas?




Quantas vezes dissestes? 
Eis - me aqui...
O que queres que eu faça?
Inspirado em Samuel e em Francisco.
Não ressoará as vozes do céu para dizer o que ser feito, mas a voz do amor que ressoará no coração dos que amam a Deus, e se quiseres segui-lo, há de guiar-te pelos caminhos do bem para a prática do sublime amor, onde queres que ande, há sempre uma lagrima a enxugar, um coração a acolher, uma dor para sanar.
Jamais espere que coisa paranormal aconteça para servir, o discípulo de Jesus esta sempre pronto a servir.
Não te detenhas na lamuria ou perca-se nas indagações do porque, mas que seu pensamento seja sempre como servir melhor, como servir sempre.
O amor de Jesus encha seus dias do bem cristão.
Amai sempre tal é a lei.
José

quinta-feira, 15 de março de 2012

Pensando sobre distancia.


Tu alma querida que a distancia chora a saudade dos seus.
Acalma esses coração que em silencio grita a saudade dos seus.
A distancia algoz que nos ensina quão importante estar perto.
S
ó existe a real distancia pra quem nunca esteve perto.
Pois mesmo ao lado existe um abismo.
Em outras vezes descobrimos na distancia a proximidade.
Pois isso também passa…


Prece do Agora.


Mestre Jesus ...
Pergunto o que queres que eu faça ?
Mas na realidade a maioria das vezes queria que fizesses o que quero.
Digo outras vezes que quero chegar ao Pai que estas no Céus...
Mas meus pés e meus sonhos estão ainda enraizados nesta Terra.
Busco-te desenfreadamente para que cures meu corpo.
Mas esqueço de tratar deste emitindo pensamentos de paz e gratidão, por estar vivo em tão sublime escola.
Abre os olhos de meu espirito, para que eu entendas o que e importante para meu aprendizado, e que tenha coragem de aprender.
Da-me a força para vencer essas feras não domadas que são minhas imperfeições.
Mestre Jesus lembra-me de compreender o meu papel, no mundo, na sociedade, no meu bairro e no meu ciclo familiar.
Que todos os meus dias eu possa ser útil ao meu irmão.
E que jamais eu olhe meu irmão com indiferença , ou que que eu deixe de olhar.
Rogo ainda que eu possa compreender que meus irmãos estão entre quedas e acertos, mas que eu não seja conivente com erro ao ponto de nele tropeçar.
Mas que esteja atento para amparar meu irmão doente recalcitrante no erro.
Deixe-me atento para que não perda a oportunidade de servir e a capacidade de amar.
Como os discípulos de outrora enternecidos com sua presença pede-te Fica conosco senhor.
Fica conosco senhor.


A ressurreição e o corpo espiritual segundo Paulo


O convertido da estrada de Damasco em sua obra impar, que em minha estreita opinião eu diria que representa a semente do que hoje entendemos como filosofia espirita, sua carta dirigida a igreja de Corinto, ou seja, sua Epístola aos Corintios.
Precisamente todo o capitulo XV ele lembra a didática de Allan Kardec em o Livro dos Médiuns, onde ele vai passo a passo levando a igreja pensar de acordo com o que ele tinha de comparativo didático, induzindo o cristão a pensar a ressurreição como base de fé.
Agora os cristão de todos os tempos entenderam o que Paulo disse ?
Infelizmente não, somente o entendimento espirita leria e entenderia e completaria a cartilha Paulina.
Porque Paulo ele desmistifica a ressurreição da carne, ou seja ele leva ao pensamento de imortalidade da alma.
No versículo 26 do referido capitulo diz : " O ultimo inimigo a ser destruído será a morte ".
Em seu versículo 35 começa ele a FILOSOFAR...
" Mas, dirá alguém  : Como ressuscitarão os mortos ? E com que corpo virão ?
"Louco o que semeias não toma vida, se o primeiro não toma vida, se primeiro não morre "(36)
"Quando tu semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas um simples grão, como , por exemplo o trigo ou de qualquer outra coisa." (37) "Porém Deus da-lhe o corpo, como lhe apraz, e cada uma das SEMENTES o seu próprio corpo"(38) 
"Mas nem toda carne é a mesma carne, mas uma certamente é a carne dos homens, e a outra dos animais, a outra das aves, e outra a dos peixes.(39)
"Mas há corpos celestes e há corpos terrestres, uma é a gloria dos celestes e a outra a gloria dos terrestres"(40) uma é a claridade do sol e a outra a claridade da lua, outra a claridade das estrelas, há ainda diferença de estrela para estrela de claridade.(41)Assim também a ressurreição dos mortos, semeia-se o corpo corruptível ressuscitara o corpo INCORRUPTÍVEL.(42), semeia-se na ignominia, ressuscitara glorioso, semeia-se inerte ressuscitara robusto(43), e semeado um corpo animal, ressuscitara um corpo espiritual, se há corpo animal há também corpo espiritual,como esta escrito,(44) O primeiro homem Adão, foi feito alma vivente, e outro espirito vivificante (reanimador, restaurador) .
"Ora, eu digo isso,irmãos, porque a carne e o sangue não pode possuir o reino de Deus, nem a corrupção herdara a incorruptibilidade."(50)
Eis que digo um mistérios não morremos todos, mas todos seremos mudados.(51)
Importa que este corpo(corruptível ) se revista da imortalidade .(53)
"Quando este corpo mortal se revestir da imortalidade, então se cumprira a palavra que esta escrita (Tragada foi a morte em sua vitoria) .
Onde esta o  morte o teu aguilhão ?  
Ora, o aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a lei.

Paulo entende a ressurreição como desencarnação, ou seja que ao desencarnar o Espirito, se revestia ou se transformava em incorruptível , ou imortal.
"Quando tu semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas um simples grão, como , por exemplo o trigo ou de qualquer outra coisa."
O que Paulo quer dizer neste versículo acima ?
Que se entendemos o corpo físico como semente , ou esse simples grão que carrega as informações que tem em germe , ou que tem em si e se desenvolve levando-se a arvore.
Se eu parto do principio que hoje entendemos eu tenho no grão ou no perispirito , as informações que impulsionara o desenvolvimento do corpo.

"Porém Deus da-lhe o corpo, como lhe apraz, e cada uma das SEMENTES o seu próprio corpo"(38) 
"Mas nem toda carne é a mesma carne, mas uma certamente é a carne dos homens, e a outra dos animais, a outra das aves, e outra a dos peixes.(39)
Então Paulo deixa claro que a semente dos animais são sementes diferentes, mas são sementes, e quando ele se refere a semente leva-nos entender ainda como MOB (modelo organizador biológico) ou perispirito. 
Vemos entender ele inserir levemente o encadeamento do universo e a distinção de perispirito. 
"Mas há corpos celestes e há corpos terrestres, uma é a gloria dos celestes e a outra a gloria dos terrestres"(40) uma é a claridade do sol e a outra a claridade da lua, outra a claridade das estrelas, há ainda diferença de estrela para estrela de claridade.
Paulo compara as diferenças evolutivas de forma suave com a luminosidade, distinguindo este perispirito do que compõem os dos animais e dando a elasticidade da evolução, partindo-se do comparativo, o brilho do sol (intenso e forte) , a claridade da lua (suavidade ) e o brilho das estrelas e das distinção do maior e do menor brilho, em suas linhas ele faz uma faz uma comparação decrescente do que se entendia por luminosidade, já nas entrelinhas de seu texto, ele nos leva do conhecido e imaginável e visto, que é o sol e a lua e leva-nos ao universo expandindo-se os conceitos, ao inimaginável em sua época e inteligível a nossa dado ao revelar do espiritismo, ou seja, tirar  o véu que encobria a questão. 
Para o apostolo dos gentios o corpo espiritual trazia em germe as informações físicas , o seu patamar evolutivo de acordo com seu brilho e possuía a imortalidade. 
Isso entendemos quando diz:
"Ora, eu digo isso,irmãos, porque a carne e o sangue não pode possuir o reino de Deus, nem a corrupção herdara a incorruptibilidade."
Eis que digo um mistérios não morremos todos, mas todos seremos mudados.
Importa que este corpo(corruptível ) se revista da imortalidade.
Mas se ele pregava que a ressurreição era desencarnação pura e simplesmente o que Paulo pensava da ressurreição carnal de Jesus ?
No inicio deste capitulo ele começa narrar o testemunho de Pedro e dos onze que virão Jesus e assim como ele tinha o visto na estrada de Damasco por ocasião de sua conversão, e este tratado que faz da ressurreição era pra afirmar que Jesus, ressuscitou em corpo espiritual, e que ele viu Jesus em corpo espiritual, e que assim se estrutura a nossa fe partindo da IMORTALIDADE, assim com Jesus , em Jesus a nossa fe, ou seja em Jesus a nossa convicção de ressurreição ou desencarnação e sua atestando  atraves de comunicação, dado ao encontro de Paulo com o Espirito de Jesus, e a tradução do espirito da palavras de Jesus.
"Quando este corpo mortal se revestir da imortalidade, então se cumprira a palavra que esta escrita (Tragada foi a morte em sua vitoria) .
Onde esta o  morte o teu aguilhão ?


Quando nosso corpo desencarna e encontra a vida nova em continuidade a vida física a surpresa da imortalidade.
No desencarne porta da atestação da imortalidade venturosa , a surpresa da vida , a surpresa da intensidade da vida onde o corpo que atende a corrupitibilidade do material , do nascer, viver, morrer.
Encontra-se não mais sujeito ao material ,mas incorruptível , não mais sujeito a morte.
Mas ele fala de reencarnação ? 
Sim quando conclui...

Ora, o aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a lei. 
O que faz o indivíduo passar pelo ciclo das reencarnações e o pecado, ou seja, os seus erros, tornando sujeito a diversos ciclos de renascimentos e mortes, e incorrupitibilidade pela lei de evolução. 
A sublime mensagem do apostolo da gentilidade sintetizaria-se na inscrição colocada no dolmem de Allan Kardec.
"Nascer, morrer ,renascer e progredir sem cessar tal é a lei".




quarta-feira, 14 de março de 2012

Jesus e o dinheiro


“Não ajunteis tesouro na terra, onde a traça  e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam”; (Jesus)  (Capitulo 6 versículo 21)

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou se dedicara a um e desprezará o outro. Não poderá servir a Deus e a mamon.

 (mamon termo proveniente do aramaico língua ao qual foi utilizada por Mateus para narrar o evangelho que leva seu nome, significa dinheiro.) 

Ainda capitulo 6 versículo 24.
“Acautelai-vos, dos falsos profetas que vem até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores."

"Por seus frutos o conhecereis. Porventura colhem uvas de espinheiros ou figos dos abrolhos?”
Jesus no mesmo livro Capitulo 7 versículos 15 e 16

 “Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios: de graça recebestes, de graça daí.

Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos.
Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento.
(Jesus) Evangelho segundo Mateus Capitulo 10 versículo 8 a 10


Entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derrubou a mesa dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.

“E disse-lhes: Esta escrito: A minha casa será chamada casa de oração – mas vós a tendes convertido em covis de ladrões.” (Jesus) Mateus Capitulo 21 versículos 12 e 13.


“Mostrai a moeda do tributo. E eles o apresentaram um dinheiro."
De quem é esta efígie e esta inscrição?
Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes diz daí a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. (Jesus) Mateus capitulo 22 versículos 19 a 21.

Pensei em fazer comentários mas Jesus fala fala por si.