sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Encontro com Divaldo Franco : Palestra sobre Francisco de Assis e Bezerra de Menezes.


Fim de ano 30 de dezembro de 2011, a Federação Espírita do Estado do Ceara á  FEEC, encerra suas atividades anuais comemorando dois Fatos importantes para os anais da historia do Espiritismo no Ceara, a comemoração dos 60 anos da primeira palestra de Divaldo Pereira Franco , e o Lançamento do Livro recordações de um apóstolo , do então Presidente Luciano Klein Filho, cargo esse ocupado com dignidade e esmero.
Mais do que um evento de fatos marcantes é um encontro nordestino da boa musica, cantada pelo Grupo AME, Arte e Musica Espírita, Fagner e Nando Cordel...
Há se meu computador assimilasse meu cérebro na hora de tais apresentações, traduziriam as lagrimas do coração incontido em louvor e gratidão, ao belo, ao bom, a poesia e a arte.
AME abre o evento com suas musicas espíritas que já caíram no gosto, na alma, traduzindo em sentimentos dos que amam o espiritismo, neste abençoado celeiro de Jesus, que é o movimento espírita cearense.
Depois entra Fagner com sua inconfundível  e bela voz , falando e cantando ao amor... , em sua musica Mucuripe , atinge todo o coração que consegue ser levado e trazido ao Mucuripe, com a voz e ritmo que sugerem o balanço do mar, encerrando sua apresentação com Oração de São Francisco, tudo tocado em seu violão , acompanhado do acordeom como em cantigas ou serestas de amigos, não era show, era homenagem, A Luciano e Divaldo, e a Francisco e Bezerra, quatro trabalhadores dois deste mundo, dois do outro, que se bifurcam no amor.
E Nando Cordel foi simplesmente surpreendente e envolvente, num clima alegre típico do Nordestino que se supera, e supera suas dificuldades rindo e cantando, com suas letras conhecidas em vozes amadas, e dedicada a ele em forma de sátira, a um mal pagador, enquanto Fagner encerrava sua apresentação com oração cantada, Nando Cordel inicia a sua ao som do Pai Nosso.
Sem esquecer a presença ilustre e brilhante de Saulo Gomes , um  repórter que muito bem representou sua classe , e que disse sobre Chico e Divaldo...
Brinda-nos Divaldo com sua clássica oratória falando de Francisco de Assis de tal forma que nos intrigava como faria sua ponte de Francisco a Bezerra, quando sentíamos que sua palestra se encaminhava ao fim, com maestria faz uma ponte histórica entre Colombo e Bezerra envolvendo- nos, em duas historias com único desfecho, Deus em nos.
É assim terminar um ano selando vitorias e lições.




Peço que se gostou ou não do que leu deixe-nos um comentário, ou mande-nos um email com suas duvidas e criticas, ou sobre o que gostaria de saber sobre a visão kardeciana que dará ferramentas para outro artigo.
Nosso email : ricardo.kardeciano@hotmail.com
Paz e Bem sempre.

Recordações de um apóstolo


É um livro que fala de Divaldo Pereira Franco , escrito por Luciano Klein Filho ...
Os olhos de Luciano se voltam para Divaldo, de suas Recordações gera um livro, o Livro...
Luciano faz parte daqueles seres identificados entre os simples , que se destaca ao abrir a boca, quando se dirige ao microfone com sua voz serena, e mente lúcida que desenrola a historia sobre nossas mentes, como o passar de uma obra cinematográfica não enfadonha, ilustrativa que enaltece.
Pois Luciano se dedica a historia do simples ao profundo, com mesma simplicidade.
Certa vez estávamos no Centro Espírita João o Evangelista,  e Luciano tinha a incumbência de falar sobre Chico Xavier, e assim ele se preparou , mas quando Luciano volta seu olhar alguém , ele não só dirige o olhar , mais acolhe em seu coração, ao acolhe-lo em seu coração,depois de colhido fatos viram palavras, mas de forma que as palavras são, ou nos são servidas como um banquete, para quem o ouve, e ao dirigir-se a infância de Chico, engasga, mas você sabe que ele não esqueceu a palestra, nem de Chico , mais identificou-se  com suas dores infantis e não conseguiu prosseguir, naquele momento humildemente cedendo a palavra ao João Figueiredo que o prosseguiu...
É Assim, ver o mundo, e pessoas pelos olhos de Luciano, e enxergá-los pelos olhos do amor, e com amor.
Se mergulhar na vida de Divaldo , pode ser um repositório de bênção e exemplos a semear estrelas em nossas vidas ,  abrir o livro de Luciano falando de Divaldo é mergulhar em um universo de amor.






Peço que se gostou ou não do que leu deixe-nos um comentário, ou mande-nos um email com suas duvidas e criticas, ou sobre o que gostaria de saber sobre a visão kardeciana que dará ferramentas para outro artigo.
Nosso email : ricardo.kardeciano@hotmail.com
Paz e Bem sempre.

Renovação




Chega dezembro...
E nós seres humanos acelerados pelas compras natalinas, muitas vezes inspirados pelo consumismo de dar para receber presentes,criamos : amigos secretos, de chocolate, de um e noventa e nove,etc.
Estamos até o dia 24 de dezembro impulsionados pela ansiedade de o que dar e o que vou ganhar, ficamos com uma tremenda fome até,que ultimo segundo de um relógio confiável marque meia noite, e impulsionados pela fome,  damos início ao amigo, seja ele qual for, a contragosto do estomago dos homens, as mulheres impulsionam a troca de presentes.
Dia 25, dia preguiçoso que nos leva ao almoço da fartura da ceia de natal, e caímos em um misto de sossego, que nos levará ao ano novo.
Ouvimos sugestões de metas materiais, para o ano vindouro, casa , carro, bens de consumo, as contas a serem superadas...
Renovações, em guarda-roupas, pintura de casa, troca de carro, troca de eletro e utensílios domésticos...
E quando a residência de nosso espírito?
Colocamos a meta te trocar a lente de nossos olhos espirituais? De renovar o enfoque, ou foco de nossos pontos de vistas? De olhar para nossos conceitos e pré-conceitos? De mudar a forma a vermos as pessoas que convivem conosco, do ponto de vista delas? Ou de colocarmos como meta de buscar o ponto de vista de Jesus, para olhar o mundo? O nosso mundo... Os mundos vizinhos sejam quais os nomes tenham...
Relacione nomes de quem estão a nossa volta e pense...
Em tirar uma semana para pensar em fulano, quanto ele esteve participando de minha vida e atuando em meus êxitos e fracassos? 
O quanto de lição ele me ofereceu, o quanto ele participou... 
Já chegou a pensar nas pessoas que gratuitamente foram ou estão nossos adversários...
Quanto ele te incentivou a paciência? O quanto te impulsionou a mudar nossa postura, e que muitas vezes essa nova postura nos causou algum bem... 
Em ver que após as tempestades de turbulências que nossa vida possa ter passado. A paisagem se renovou,  tu e outro está mais maduro, mais pronto, pra recomeçar.
Que todas experiências que foram mal sucedidas te impulsionaram a chegar onde estas, e ser quem és?
As experiências bem sucedidas, foram relacionadas para servirem de lições abençoadas em nossas vidas...
O segundo que transformará 2011 em 2012 , será no tempo de pronunciar...  hum...
Demorará mais que isso pra estourar ou fazer estourar a rolha do espumante...
Porque esperar por segundos finais para repensar...
Porque aguardar que o ano mude, para colocá-los  ou pensá-los em colocá-lo em pratica, neste momento a ligação que aparentemente será fora de hora , pode lhe propiciar realidades impensadas, pode vir oportunidades impares...
Segundos importantes te levam pela esteira do tempo, da amamentação a velhice , da velhice a morte , da morte a vida , e a vida pulsante te diz se amou valeu a pena... 
Se valeu a pena é porque amou...
A esteira do tempo corre, te arrastando... apenas deixou que ela apenas te levasse pela vida? 
Ou correu por ela com tanta pressa que perdeu paisagens pessoas e saúde, e já quase em renovação gasta tempo e dinheiro para recuperar a saúde?
Muito mais do que novo que o ano novo, cada segundo caminha te abençoando com minutos, novos minutos novas horas, novas horas novos dias, novos messes, novos anos, novas décadas...
Tudo te conduz a renovação...
A renovação te conduz...
Há Janeiros...Infinitos e novos Janeiros.
Feliz Natal, seja qual dia for…





Peço que se gostou ou não do que leu deixe-nos um comentário, ou mande-nos um email com suas duvidas e criticas, ou sobre o que gostaria de saber sobre a visão kardeciana que dará ferramentas para outro artigo.
Nosso email : ricardo.kardeciano@hotmail.com
Paz e Bem sempre.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Andre Luiz


André  Luiz, segundo um de seus médiuns o Sr. Waldo Viera é Carlos Chagas, antes dele divulgar vídeo no youtube trazendo tal afirmação, já assim declarava o pesquisador de André Luiz, o médico que estuda a glândula pineal dentro da USP o Dr. Sergio Felipe de Oliveira.
Mas Andre Luiz é um pseudônimo adotado a pedido do médium Francisco Candido Xavier, devido a problemas judiciais com o seu contemporâneo, o escritor maranhense Humberto de Campos.
Fato é que este Espírito tentando isentar o seu intermediário de problemas futuros, criou para o mundo físico o que hoje em redes sociais chamam de “avatar”, avatar seria uma mascara para uma pessoa, e não devemos esquecer que personalidade também é uma mascara para a individualidade.
Nasce para o movimento espírita a principio e recentemente para o mundo cinematográfico através do livro Nosso Lar  Andre Luiz.
Espírito que em sua ultima existência afirma ter sido médico, ressurge aos nossos olhos um quase repórter com uma minuciosa visão nos permitindo, através do seu verbo lúcido, com alta capacidade de síntese, sem que contudo perder a profundidade.
A cinematografia fez para os que amam Andre Luiz , um  grande favor mostrou , apresentou para muitos o André Luiz com os pés na humanidade de cada um de nós, em nossos ciúmes mesquinhos , em posições equivocadas, em relação a pessoas que muitas vezes achávamos e achamos  piegas, e mostra-nos um despertar lúcido.
Seus instrutores fazem um papel de apresentação e instrução de uma nova e velha realidade que é a espiritual, o que demonstra que André Luiz pela sua alta capacidade de assimilação, e a alta capacidade descritiva do ponto de vista de um médico, trás a sua série espiritual um valor inesgotável de assuntos para serem discutidos no meio espírita por longos anos.
Embora essa alta capacidade de síntese, de descrição e profundidade, André Luiz é um Espírito, e como um Espírito é uma pessoa, e como uma pessoa, uma opinião, uma opinião muito valida e lúcida, mas não comprova de todo o espiritismo e nem vai contra ele, mas que existem pontos que ainda faltam universalidade para comprovar suas afirmações, o que quero e chamar a atenção de nós que amamos Andre Luiz, que ele não é de todo certo, nem contudo todo incerto , devemos mergulhar nos seus conhecimentos, nas expansões  que dá aos  conceitos kardecianos e sobretudo exercitar o nosso pensar, isso pede-nos a doutrina, que questionemos, que não aceitemos tudo de pronto , pois se assim o for levaremos a doutrina para o dogmatismo , e logo  mais e para a relação dos decrépitos.
Não sei dizer se é falta de afinidade com outros Espíritos, que como Andre Luiz narram situações da realidade espiritual, ou se falta profundidade neles ou se sobra exigência de minha parte, ou empatia das partes, que não consigo ver além de excessos fictícios desnecessários, levando-me a estudar e amar as narrativas de André Luiz e Manoel Philomeno de Miranda.
Entendamos que esses Espíritos têm ainda que reencarnar, que essas qualidades descritivas os colocam como excelentes autores, que são irmãos próximos, por energia e moral.
Estudemos e mergulhemos em suas descrições, em forma de lições, mas não mitifiquemos nem endeusemos suas figuras, pois nunca o desejaram e nunca desejarão.
Lembrando que André Luiz é o produto da moda hoje, o que tem de livro sendo lançado, Tal coisa de Andre Luiz, coisa outra de Andre Luiz, esta tudo na fonte, nas obras de Andre Luiz, quer conhecer o pensamento de Andre Luiz estude-o, os mentores de Andre Luiz leia atentamente que ele te apresenta, e acima de tudo, a característica do espírita deve ser de peneirar absolutamente tudo em sua própria razão.







Peço que se gostou ou não do que leu deixe-nos um comentário, ou mande-nos um email com suas duvidas e criticas, ou sobre o que gostaria de saber sobre a visão kardeciana que dará ferramentas para outro artigo.
Nosso email : ricardo.kardeciano@hotmail.com
Paz e Bem sempre.








Outras opiniões sobre Andre Luiz, Luciano dos Anjos  diz que é Faustino Esposel, baseado segundo ele em Chico e Waldo, o que Waldo desmente em vídeo dele divulgado no youtube.
E de Osvaldo Cruz , que era uma suspeita sempre levado a consideração.


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A Recepção na Casa Espirita





A casa espírita é o centro de divulgação do espiritismo, local onde se torna acessível e compreensível, a doutrina para as massas.
Para os espíritas é o porto seguro, para outros uma escola de aprendizagem, para alguns seu segundo lar onde congregam sua família espiritual que por necessidade evolutiva residem separadamente.
Para a pessoa que adentra pela primeira vez, pode ser como um hospital onde ela recorre aliviar suas dores da alma, ou vão em busca da cura de seus corpos. 
Outros adentram por mera curiosidade para ver baixar Espíritos, descobrem que centro espírita não é aeroporto e Espírito não é avião. 
Alguns por terem lido romances de conteúdo sugestivamente espírita se identificam e buscam saber mais sobre espiritismo.
Espíritas de outras casas, para conhecer a metodologia de trabalho e de divulgação adotado.
Objetivando entender cada anseio faz mister termos uma boa recepção.
Se a pessoa que busca a casa espírita como á um hospital devemos identificar para orientar desde o inicio , para isso devemos ter uma boa recepção.
Devemos ter em nós a alegria de receber as pessoas que nos visitam pela primeira vez, com a alegria espontânea de que recebemos um amigo que não vemos a tempo.
Técnica que funciona bem é ter uma pessoa que entrega mensagens, que não tenha simplesmente a atitude maquinal de entregar a mensagem, mas que tenha o habito de olhar nos olhos das pessoas, exteriorizar a satisfação de o receber através de um sorriso espontâneo e de um seja bem vindo, entretanto sem exageros e sem ser piegas.
Por ser comum, o controle através de ficha e cartão, se faz necessário a existência de duas pessoas para execução desta tarefa (isso depende do numero de pessoas que freqüentam), por estar escrevendo, uma ou outra pessoa pode entrar sem ser percebido. 
Ou seja a recepção ao meu ver deve ser feita por uma equipe que bem recebe na casa espirita.
Existir uma pessoa a disposição para falar dos trabalhos da casa e do atendimento fraterno, sem que a pessoa obrigatoriamente passe por uma " entrevista " e sem pedir saia fazendo um tratamento se esta não sentiu necessidade deste.
Que possa explicar o que é a casa espírita, o que é o passe e como se processa o tratamento que a casa espírita oferece, o que é atendimento fraterno que alguns chamam de entrevista; este trabalho de triagem que antevê o que á levou ao centro espírita. Este colaborador é de relevante importância para recepção, requisito espontaneidade sem ser piegas  e se durante a triagem se descobriu que a busca é pela visão de hospital de almas encaminhar para o atendimento fraterno, começando daí a quebrar a aura ou ambiente místico que as pessoas alimentam por desconhecer o espiritismo.
Ao descobrimos que é um visitante espírita de outra agremiação, essa pessoa  recepcionará falando da metodologia de nossos trabalhos cursos se existir, para que este sinta - se entre amigos tanto quanto no centro que costuma freqüentar.
Em todos os casos olhar nos olhos é indispensável jamais em momento algum criticar a metodologia de trabalho de outras agremiações, ou correntes de pensamento, questionar se a deseja passar pelo atendimento fraterno, jamais impor. Pois é muito comum a pessoa criar em seu centro um nível de amizade que impede de buscar o atendente de seu centro, que diria que ele já sabe o que fazer; para ter mais espontaneidade, não por julgar que a casa que freqüenta não seja boa, mas simplesmente para desabafar ou ouvir a mensagem doutrinária que embora deve ser a mesma, mas ouvir com uma abordagem diferente. 
Nosso papel nesses casos apresentar nossa casa, nossos trabalhadores. 
E  sobretudo a fraternidade deve ser nossa bandeira.
É tão bom sermos vistos, ouvir outras pessoas falar nosso nome e acima de tudo recebermos calor humano. 
É triste quando você entra e sai de um centro espírita sem ser notado, essa invisibilidade  denota frieza… 
Nosso ambiente deve ser fraterno sempre.
O espiritismo nos faz bem? 
Se sim estamos ali com alegria, se estamos alegres irradiamos alegria, pode ter seriedade no que faz sem perder a alegria, dispensa – se a cara sisuda e fechada, de quem está de mau humor, de quem está de mau com a vida, estamos ali pelo o bem que nos faz o espiritismo não tem porque estarmos ali com cara de que está doente sem estar, ou com expressão de prisão de ventre, agoniado, isso enquadra -se também  ao atendimento fraterno, ao coordenador da reunião doutrinária e ao expositor, pois estes são tanto quanto as pessoas que entregam mensagens, são o cartão de visita da casa espírita e da doutrina espírita.
Nunca esquecer de iniciar a reunião dando boas vindas a todos.
E na medida do possível o palestrante ser o primeiro ao lado do coordenador a sair do salão, comprimentar as pessoas na medida que forem saindo, isso reforça a empatia criada antes e durante a reunião, é muito comum que no momento para perguntas e respostas a pessoa deixa de manifestar sua duvida por dificuldade de falar em publico ou por achar que sua duvida é boba e neste momento  cria – se  este espaço.
È imprescindível romper o clima de doutores da lei, pessoa que sabem tudo e se distanciam das outras, somos iguais e temos possibilidades iguais.
Ninguém está sendo obrigado a estar ali, somos voluntários da tarefa espírita, jamais executar o trabalho com obrigação automatizada, mas espontaneamente e prazerosamente.
Ao adotarmos este principio, no futuro não entraremos na casa espírita e sairemos invisíveis, entraremos nas agremiações espíritas desconhecidos, e sairemos com a sensação que plantamos em novos corações a semente da amizade. 
Neste sentimento criamos uma unificação real e não imaginária.




Peço que se gostou ou não do que leu deixe-nos um comentário, ou mande-nos um email com suas duvidas e criticas, ou sobre o que gostaria de saber sobre a visão kardeciana que dará ferramentas para outro artigo.
Nosso email : ricardo.kardeciano@hotmail.com
Paz e Bem sempre.



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Caravana de Natal : Um presente para Jesus

Há trinta e três anos, quatro confrades espíritas do movimento cearense,  vendo se aproximar às comemorações natalinas, a figura do velhinho Noel com barbas brancas ser o grande símbolo das comemorações, os enfeites da capital, incentivando o comercio, para a troca de presentes no dia vinte cinco de Dezembro, começaram a meditar sobre o verdadeiro sentido das comemorações, em mente o aniversariante Jesus, a quem devíamos lembrar ao menos no natal, dos seus feitos a grande massa fazia e faz muitas dividas, enfeites para comemorações natalinas grandes mesas, diversidade de comidas, vinho, não queremos dizer que a fraternidade e o perdão de magoas que se obtém, nesta festa não seja reconhecido.
Mas estes quatro companheiros queriam algo mais, do que isso queriam presentear Jesus, no dia que comemoramos ou deveríamos comemorar os seus aniversario.
Foi quando surgiram em suas cabeças as nobres palavras de Jesus aos discípulos: “Tive frio e me vestistes, tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber , tive encarcerado e me visitaste, não tive abrigo e me abrigaste”.Os discípulos atônitos perguntaram a Jesus quando teriam por acaso feito algo daquela natureza Jesus responde prontamente: “quando fazes a cada pequenino de meu pai é a mim que fazes”, e talvez inspirados no ensino de convidar para festejar os pobres e estropiados, pois não teriam como retribuir o convite.
Resolveram os mesmos festejar a festa natalina com os mesmos, nascendo a partir daquele momento a CARAVANA DE NATAL naquele ano de 1979, onde começaram os quatro no dia 24 quatro de dezembro percorrendo as ruas do centro de Fortaleza levando um lanche, roupa e se possível alguns presentes para crianças que moram nas ruas.
Com o passar dos anos a CARAVANA DE NATAL, se tornando uma confraternização dos espíritas, onde companheiros de diversas casas se incorporaram ao trabalho e no ultimo ano estimo que compareceram cerca de 600 a 800 caravaneiros querendo presentear Jesus.
Quem hoje coordena a saída e retornos da caravana são os confrades da veneranda instituição espírita Centro Espírita João o Evangelista CEJE, todos se reúnem no centro da cidade de Fortaleza, mais propriamente na praça do BNB, as 18:00 para unir toda colaboração, individual e grupal como, lanches, roupas brinquedos para redistribuir para todas as ruas do centro, o tempo todo acompanhado por companheiros tocando violão e o grupo cantando musicas espíritas, com o desejo de sanear espiritualmente, aquele ambiente sofrido de alguns e agitados para outros.
E após esta caravana, são atendidos em reuniões mediúnicas de diversas casas Espíritos dos mais diversos matizes de sofrimento que fazem menção a caravana, empolgando e fortalecendo esta empreitada, onde os mundos se entrelaçam e festejam o nascimento de Jesus presenteando-o com seus melhores sentimentos, a caravana cresce a cada ano, pois quem prova desta ceia de natal jamais esquece e abandona, pois sente em seu ser, espírita não espírita, o gosto da felicidade, e uma pequena parcela de fraternidade, que para alguns sentem o que Chico Xavier e outros tantos que dedicar-se a amar, deve ter sentido todos os dias da suas vidas, e que nós que pouco percebemos, por que pouco nos darmos.
Militão Pacheco através do lápis de Chico Diz: “ AMA E TRABALHA, TRABALHA E SERVE, PERANTE O BEM, TEMOS SIDO QUASE SEMPRE; CONSTANTEs NA INCONSTANCIA, E FIÉIS A INFIDELIDADE, ESQUECIDos  QUE TUDO SE TRANSFORMA, COM EXEÇÃO DA NECESSIDADE DE SE TRANSFORMAR.”
Junte amigos, casas espíritas, ou mesmo só  encontre uma forma presenteie Jesus, que sua consciência o presenteara.
Avante caravaneiros Jesus vos abençoem, o paulistano de alma cearense.
Venha no próximo 24 de Dezembro na praça do BNB centro de Fortaleza as 18:00.










Peço que se gostou ou não do que leu deixe-nos um comentário, ou mande-nos um email com suas duvidas e criticas, ou sobre o que gostaria de saber sobre a visão kardeciana que dará ferramentas para outro artigo.

Nosso email : ricardo.kardeciano@hotmail.com

Paz e Bem sempre.




sábado, 10 de dezembro de 2011

O invisível e o ignorado.




"A Vida só é bem vivida quando está envolvida na vida de outra vida."
Invisíveis quem são?
Por estar lendo um texto espírita talvez tenha pensado nos espíritos como os invisíveis, mas neste momento designo invisíveis todos aqueles que utilizam um fardamento ou um uniforme irrelevante, tornando-os invisíveis.
Porque na correria de um mundo capitalista que exige mais e mais nosso tempo, com essa exigência, estamos cada vez mais apressados, imersos em nossas preocupações e deixamos de perceber o mundo a pulsar em nossa volta , pois a correria o impulsiona a perder  espetáculos da natureza , uma pintura nova em uma casa , uma arvore que floriu ou deixou de florir, isso acontece até esmo quando estamos de folga , estamos com pressa em tudo sendo que pelo menos aquele dia você não precisa pressa pra nada.
Quando você passa pelo zelador, gari, porteiro,segurança,policial etc, sem olhar diretamente pra eles, e perde um vizinho , um amigo de vista e deixa de ver até mesmo o irmão ou um irmão, e quando vemos, nos surpreendemos,  depois da surpresa vem a frase bastante corriqueira: "como você fica tão diferente de farda(uniforme) que nem te conheci".
E os ignorados são todos os moradores de rua, denominados de mendigos, nóia, vagabundos, papudinhos, cachaceiros,etc.
Dia desses eu atuando em um trabalho em um shopping que tem como vizinhança bastante moradores de rua, que na sua maioria se marginalizaram no sentido de ficar a margem da sociedade, não significa dizer que se tornaram ladrões, mais que sujaram suas roupas e perderam a oportunidade de troca diária e caíram na descriminalização e em nossa discriminação, essas pessoas em sua maioria possuem "família" , mais optaram pela rua por  vicio a uma droga licita, chamada álcool em sua maioria, o álcool tem dizimado e separado famílias inteiras já a séculos, e no convívio com esta realidade  fomos adquirindo respeito e proximidade de alguns deles podendo ser surpreendidos com algumas realidades , uma novidade marcante : uma senhora e  pensionista e recebe R$2800,00 de pensão que se dilui em 13 filhos, sendo 10 filhos e 3 filhas restando pra ela, segundo narram os novos familiares "os que dividem a rua" lhe sobram somente R$100,00 pois o que a deixa feliz e ter ajudado os filhos.
Já o outro e ainda mais surpreendente pois vi uma cena engraçada e fui filmar com celular, disse sorrindo ai Lora você vai ficar famosa vou te colocar na internet, ai vem a frase que me surpreendeu dentre eles, "cuidado chefe ele pode te processar por direito de imagem" tomei um susto, não por medo, mais por uma dicção perfeita, bem pontuada de um português perfeito, que completou “Relaxa ela não sabe o que é isso” entre risos.
Mais tarde ele vem e solta a frase que segundo ele pertence a Rui Barbosa: "A Vida só é bem vivida quando está envolvida na vida de outra vida.", nossa pra mim foi chocante, ele pra completar o nocaute moral disse vou ali tomar um banho e trocar essa roupa que embora tenho trocado minha casa pela rua ainda sou limpo.
Um amigo que presenciou a cena sorriu e disse: "o invisível surpreendendo-se com o ignorado".
Quando temos a possibilidade de rompermos com as rotulações humanas para os seres, passamos a surpreendermo-nos  que somos eternos alunos na escola da vida e podemos encontrar mestres em lugares improváveis…
Quando nos tornamos espíritas o conhecimento acerca da lei divina, em conclusões que justificariam a nossa consciência e nosso intelecto sobre a razão espiritual daquela pessoa estar ali naquele momento, mais nossa posição cidadã não pode jamais aceitar, admitir conformar-se com a existência de guetos e parias. Vejo graças a Deus , sociedade protetora dos amimais, vemos muitas pessoas chorarem aos ver um cão abandonado, querer levá-los pra casa , dar banho dar afeto.
Mas nunca vi ninguém chorar por um morador de rua com afeto tal, olhando em seus olhos querendo-o afagá-lo, sabemos da existência de outros invisíveis, noturnos que passam como anjos a colorir de alegria a noite dessas pessoas, são irmãos e irmãs  que unem-se para levar janta em forma de sopa sanduíche, leite, ou mesmo um jantar em marmitex, quentinhas, aquecidas pela alma pelo amor ao próximo. São espíritas? que importa ? São cristãos… Mesmo que sejam ateus…"Nossa veio um grupo novo essa noite que nos deram ate sobremesas." (se tornam crianças quando lembradas…)
"A Vida só é bem vivida quando está envolvida na vida de outra vida."
Frase esta de alcance espiritual largo e profundo…
E nossa vida até que ponto esta sendo bem vivida?
Ate que ponto esta envolvida na vida de outra vida?
De que forma esta envolvida em outra vida?
Esta outra vida esta sendo vista como outra vida em sua vida?
Falta alguém para estar envolvida em sua vida?
Pode ter a certeza que existe alguém esperar sua vida para se envolver em outra vida,(na vida dela)…



Dedico ao meu amigo não mais visível, mais perceptível, e incansável trabalhador do bem… Amilcar Del Chiaro Filho



Peço que se gostou ou não do que leu deixe-nos um comentário, ou mande-nos um email com suas duvidas e criticas, ou sobre o que gostaria de saber sobre a visão kardeciana que dará ferramentas para outro artigo.
Nosso email : ricardo.kardeciano@hotmail.com
Paz e Bem sempre.