sábado, 7 de abril de 2012

Páscoa uma leitura espirita

Segundo narra a Bíblia após José um dos doze filhos de Jacó, ter sido vendido aos egípcios , depois de muitas amarguras entre tentações e carceres, após a interpretação do sonho do Faraó torna-se Governador do Egito.
Após momentos de fome o povo Hebreu ou os descendentes de Jacó são obrigados a se repatriaram-se no Egito principalmente por ter descoberto que José filho mais novo de Jacó tornara-se Governador, o que mais tarde após a morte desses seriam declarados escravos, e ficaram sobre o jugo Egípcio até o surgimento de Moisés que mais tarde os libertaria .
Após as conhecidas e lendárias dez pragas dadas aos egípcios por Jeová , Moisés consegue libertar este povo, fazendo-os vagar por quarenta anos pelo deserto, até chegar na terra prometida por Jeová.
Já na terra prometida foi estabelecida por Josué sucessor de Moisés , a comemoração desta vitoria (á mesma época que os pagãos comemoravam com a entrada da primavera )a festa da fertilidade, a festa libertação, ou a primavera de um povo após a escravidão, acontecia nas doze tribos, no mês de Nissan ou seja Março/Abril..
Sendo assim a Pascoa festa que já ultrapassava mais de um milênio, quando surge no cenário monoteísta judaico, Jesus , o homem que assim como Moisés mudaria as estruturas estabelecendo o contato direto com Deus, sem intermediários , sem mistérios e dentro da simplicidade, por isso foi martirizado na cruz em época comemorativa da Pascoa, sendo assim o cristianismo assumiu a festa e dando a sua cara, sendo continuada a sua celebração nos mesmos dias da festa judaica, só que com sua festa por ocasião a crucificação.
Já o capitalismo passou a utilizar símbolos da fertilidade para comemorar e o sentido real da festa, ou seja da fertilidade, da colheita através da venda de ovos, e do coelho da pascoa, símbolos da fertilidade, para mover a industria da venda de chocolates.
Para nós espiritas respeitamos  todas as festas da cristandade e não acolhemos nenhuma dentro de nossa doutrina.
Vemos o lado positivo desta festa pois são repetidos filmes e series com e temática da vida de Jesus, o melhor guia e modelo para o homem seguir que Deus já legou a humanidade.
E a confraternização que se proporciona através da festa, de característica familiar, neste sentido que vemos a validade da festa de pascoa.
O lado negativo da festa é que tentam culpar-nos pela morte de Jesus na cruz, para perdoar os nossos pecados, então algumas religiões usam este sentimento para pastorear nossas vidas e decidindo o que é melhor para nós, postura que Jesus combateu pois estabelecia o vinculo direto do homem com Deus sem intermediário.
Pascoa Judaica em sua essência fala de vida e festa da renovação da vida.
Pascoa Cristã fala de imortalidade ou seja vida em continuidade da vida.
Espiritismo faz coro com Paulo quando diz " Tudo me é licito mas nem tudo me convém", ou liberdade com auto responsabilidade e sem culpa.


2 comentários:

  1. Não é tentar culpar pela morte de Jesus na cruz, mas fazer compreender que se não fosse a nossa insistência no pecado e no afastamento de Deus, ele não precisaria ter morrido...

    Na verdade, é constranger pelo amor!

    Algo infinitamente superior à culpa!

    ResponderExcluir