sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval


Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C..[1] É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.[2] A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como NiceNova OrleansToronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São PauloTóquio e Helsinque, capital da Finlândia.
O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo.[3] Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.[4]
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval
O pensamento é idioma universal e, compreendendo-se que o cérebro ativo é um centro de ondas em movimento constante, estamos sempre em correspondência com o objeto que nos prende a atenção.(Emmanuel/Chico Xavier em Seara dos Médiuns)

Partindo do principio de que o pensamento funciona com a linguagem do universo , e que estamos ligados ao objeto que nos prende a atenção que convidamos a pensar.
Onde quer que estejamos quem vai determinar as nossas companhias será o nosso objeto de desejo, ou de intercâmbio.
Nosso querido jeitinho brasileiro deu ao nosso carnaval um aspecto impar, e graças a mídia vemos o carnaval em todos os estilos, cores e peculiaridades, diferente de todas festas de carnaval no mundo...
Moramos em um Pais continental, por isso podemos beber da nossa multi cultura, pensemos então, nos três maiores estilos de carnaval hoje...
O estilo Rio - São Paulo que é o carnaval das escolas de sambas, ou o carnaval das avenidas , dos desfiles de carros alegóricos , fantasias, baterias e a competitividade, entre elas, e a competitividade de dois Estados vizinhos, Rio e São Paulo.
Estilo Axé, ou de Trio Elétrico que consiste em seguir pelas ruas um trio elétrico com uma banda que trará a animação, para a Bahia e alguns estados do nordeste como o Ceara.
O estilo blocos carnavalescos como no estilo bem característicos Pernambucano, sabemos que tem outros.
Mas a velha mídia exalta nessa festa por conta do grande lucro de alguns com esta festa de carnaval, que são os grandes  fabricantes de bebidas alcoólicas, pois ele usam deste meio para incentivar os lucros deles, o convite do carnaval nas entrelinhas representam um convite para o consumo de álcool para que alguns lucrem com sua festa.
Exaltam-se a beleza de corpos em volta da bebida alcoólica, uma alegria aliada ao consumo, te mostram um mundo irreal proporcionado pelo efeito de entorpecer a mente.
Ou seja o convite é para que você busque a alegria fora de você.
Mas que alegria é essa que esta fora de você , que sujeito é esse que pra ser legal ele tem que estar entorpecido?
Se obedecermos esses estímulos se aceitarmos ser manietados seremos.
O Espirita curte ou aproveita a festa de carnaval ?
Sim desde que o queira...  
Porque?
Vamos ao pensamento de Emmanuel o pensamento é a linguagem do universo , então todas minhas amizade, afinidades, gostos e desejos terá como ponto de partida o meu pensamento.
Muito comum nós encontrarmos dentro do trabalho espirita pratico, médiuns com percepções diferente de um mesmo trabalho, em um trabalho onde seu pensamento esteja ruim a sua sintonia se fará partindo do pensamento ruim, e atraíra para si, vivera esses pensamentos sentimentos e desejos , do contrario também, ou seja, se estamos sintonizados com o bem, nosso sentimento desejos e anseios serão bons.
O Céu o Inferno estão dentro dos homens, dentro das pessoas, ou seja onde quer que a pessoas vá ela leva o mundo que ela vive com ele, tem pessoas em todas as religiões, que estão na religião e sente um determinado mal estar e o problema esta totalmente nela, e pula de ganho em galho sem encontrar respostas, pois as repostas estão sempre dentro do indivíduo, e esta subordinada ao entendimento divino de cada um, nunca fora, então temos pessoas dentro de templos onde energias maravilhosa circulam, e esses indivíduos sentem-se mal... 
Onde quer que vamos, nosso mundo, nossos anseios, nossos desejos e vontades irão.
Então não é o carnaval em tal ou qual lugar que vai estabelecer se ele é bom ou ruim, e sim o carnavalesco que ira determinar os rumos, que o individuo ira tomar.
Não é a quantidade de cerveja que um bar possua que determina o quanto você bebe, e sim o teu desejo materializado no pedido de cerveja que determina o quanto e como bebe, se bebe ou se não bebe.
O teu, ou nosso amor próprio que diz se iremos para festa carnavalesca nos divertir , ou se iremos com objetivo de ser objeto de idéias e pessoas, nós que dizemos a nós mesmos o quando nos amamos, nos cuidamos, e nos valorizamos. 
Este valor não esta baseado em letras ridículas de musicas que denigrem a masculinidade ou feminilidade do ser.
Quem diz o seu valor real para o mundo, é você mesmo.
Poderás estar em uma festa como essa e sentir-se pleno pois ira divertir-se sendo você mesmo , pois você descobriu como é bom ser você mesmo, quando você descobre seus valores a necessidade de entorpecimento se faz nula, pois quem esta ao seu lado o aceitou estar contigo pelo que é.
O espiritismo através do seu modo impar,  coloca as rédeas da vida do individuo na propria mão do individuo, não em outras mãos, pois  somente nossa consciência é própria para nos policiar, pois descobriu que a Lei de Deus esta escrita em nossa consciência, então viva a plenitude da vida sendo você.
Onde quer que estiver, viva a penitude da paz.
Nem o Céu nem o Inferno estará em São Paulo no Sambrodomo do Anhembi, ou na Marques de Sapucai, ou nos trios elétricos de Salvador, ou em Olinda ou Recife.
O nosso Céu, e o nosso inferno estará onde nós estivermos.  





7 comentários:

  1. Muito bom o artigo.
    No entanto, devemos estar atentos às influências que a todo momento nos cercam. Quando elas são dos emissários de Deus, do nosso "anjo da guarda" e a percebemos são ótimas e nos induzem à melhoria constante do nosso pensar, sentir e agir.
    O carnaval nos propicia o lado contrário da boa indução. Nos remete à carne, ao prazer material. É possível estar neste ambiente e não sr contaminado? Claro que sim. É possível contaminar o próximo para que aja no sentido do bem/ Claro também. Lendo os livros de André Luiz, quando em Nosso Lar, toda visita à Terra é precedida de preparativos e equipe para que seja proveitosa. Sabemos o quanto ainda falimos.
    Então, por que ao invés de irmos à um baile de carnaval, não estudamos mais o espiritismo, não participamos de encontros, como a COMEERJ que acontece todos os anos no Rio e ainda não proporciona mídia?

    ResponderExcluir
  2. Auto-responsabilidade que é a bandeira espirita...
    Acho valido pessoas estarem em encontros sejam eles espiritas ou não , ou de qualquer religião...
    Penso ainda como Paulo de Tarso " que somos o templo onde habita Deus".
    E ainda como Jesus , onde esta o teu tesouro ali esta seu coração, se o coração dela esta em algum encontro como COMEERJ com certeza ela deve ir ao mesmo. Mas se o coração dela esta na Marques de Sapucai de que adiantara esta no COMEERJ? Seu corpo estará em um lugar e seu anseio em outro...
    Se eu estivesse no Rio estaria com certeza na COMEERJ...
    As religiões decrépitas por séculos ja mantiveram seus adeptos pelo medo.
    O Espiritismo inaugura uma Nova Era , a Era da Consciência onde seu Juiz e seu algoz reside em seu próprio ser...
    Onde a sua salvação não esta atrelado ao templo de pedra , mais no templo de amor , colocado em ação que e a caridade.
    O como diz Manoel Philomeno de Miranda em Nas Fronteiras da Loucura onde narra o socorro aos carnavalescos , " A culpa representa o plugue de ligação do devedor com o cobrador" , então, escrevemos esse artigo convidando ao indivíduo a pesar em sua consciência seus atos e desejos , que sua semeadura é livre e que sua colheita se faz obrigatória.
    Apresentamos o espiritismo , mas cabe a cada um que use em seu beneficio próprio de Transformação Moral , iniciando por novas atitudes de novos alicerces.
    Não se coloca vinhos novos em barris velhos , nem remendos novos em roupas velhas.
    Paz e bem sempre...

    ResponderExcluir
  3. IV – O Homem No Mundo (Evangelho Segundo o Espiritismo).
    UM ESPÍRITO PROTETOR
    Bordeaux, 1863

    10 – Um sentimento de piedade deve sempre animar o coração daqueles que se reúnem sob o olhar do Senhor, implorando a assistência dos Bons Espíritos. Purificai, portanto, os vossos corações.Não deixeis que pensamentos fúteis ou mundanos os perturbem. Elevai o vosso espírito para aqueles a quem chamais, a fim de que eles possam, encontrando em vós as disposições favoráveis, lançar em profusão as sementes que devem germinar os vossos corações, para neles produzir os frutos da caridade e da justiça.

    Não penseis, porém, que aos vos exortar incessantemente à prece e à evocação mental, queiramos levar-vos a viver uma vida mística, que vos mantenha fora das leis da sociedade em que estais condenados a viver. Não. Vivei com os homens do vosso tempo, como devem viver os homens; sacrificai-vos às necessidades, e até mesmo às frivolidades de cada dia, mas fazei-o com um sentimento de pureza que as possa santificar.

    Fostes chamados ao contato de espíritos de naturezas diversas, de caracteres antagônicos: não melindreis a nenhum daqueles com quem vos encontrardes. Estai sempre alegres e contentes, mas com a alegria de uma boa consciência e a ventura do herdeiro do céu, que conta os dias que o aproximam de sua herança.

    A virtude não consiste numa aparência severa e lúgubre, ou em repelir os prazeres que a condição humana permite. Basta referir todos os vossos atos ao Criador, que vos deu a vida. Basta, ao começar ou acabar uma tarefa, que eleveis o pensamento ao Criador, pedindo-lhe, num impulso da alma, a sua proteção para executá-la ou a sua benção para a obra acabada. Ao fazer qualquer coisa, voltai vosso pensamento à fonte suprema; nada façais sem que a lembrança de Deus venta purificar e santificar os vossos atos.

    A perfeição, como disse o Cristo, encontra-se inteiramente na prática da caridade sem limites, pois os deveres da caridade abrangem todas as posições sociais, desde a mais íntima até a mais elevada. O homem que vivesse isolado não teria como exercer a caridade. Somente no contato com os semelhantes, nas lutas mais penosas, ele encontra a ocasião de praticá-la. Aquele que se isola, portanto, priva-se voluntariamente do mais poderoso meio de perfeição: só tendo de pensar em si, sua vida é a de um egoísta. (Ver cap. V. nº 26)

    Não imagineis, portanto, que para viver em constante comunicação conosco, para viver sob o olhar do Senhor, seja preciso entregar-se ao cilício e cobrir-se de cinzas. Não, não, ainda uma vez: não! Sede felizes no quadro das necessidades humanas, mas que na vossa felicidade não entre jamais um pensamento ou um ato que possa ofender a Deus, ou fazer que se vele a face dos que vos amam e vos dirigem.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela postagem e pelo blog! Realmente, estamos chegando num período marcado pelas comemorações carnavalescas, onde se vê na maioria, desordens morais que refletem um comportamento do mesmo gênero. Muitos deixam-se levar pelo contexto sedutor dos ritmos alucinantes, regados a muita bebida alcoólica, terminando por resvalar no pântano lodoso das descensões morais. Dando vazão a instintos ainda animalizados, seguem acumulando débitos que, por falta de uma base espiritual, refletem em amargas colheitas no porvir. Mas, como sabemos, aprende-se pelo amor ou pela dor, e cada um de nós, estamos submetidos à lei Divina, que inexoravelmente, nos cobra cada ceitil, na nossa seara individual.

    Abraços,

    Ana

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Ricardo sempre nos alertando.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo Blog! Acabei de conhecer e continuarei seguindo! Ótimo post

    ResponderExcluir
  7. gostei de ler e confirmar os meus pensamentos a respeito de se divertir sem precisar beber usar drogas etc... a vida tem q ser vivida, mas temos q ter consciencia das nossas atitudes nada é proibido temos q ter responsabilidades dos nossos atos,tbm sou espirita .boa noite a tdos e obrigada pelos ensinamentos.

    ResponderExcluir