sábado, 25 de fevereiro de 2012

A droga... E que droga...


Quando escrevemos Fênix pensava que era apenas uma historia, minha historia, e depois ela tornou-se a mais lida no blog, eu havia pensado que as pessoas tinham visto em uma historia, um aprendizado, até que um amigo no centro espirita chegou abraçou-me e disse-me : Fênix é a minha historia... Depois um jovem rapaz segue-nos no twitter eu convidei a ler Fênix, depois de alguns minutos ele agradeceu-me estou vivendo isso...
Hoje é patente que estamos vivendo uma epidemia por conta do crack essa epidemia, proporcionou inversão de certos valores sociais como escrevemos em Duelo Moderno.
Mas o que nós os espiritas podemos contribuir no processo de libertação desses companheiros?
Lembro-me há 18 anos anos atrás quando adentrávamos a casa espirita trazendo o estigma da droga...
Porque estigma ?
Pois quando você se revela usuário de droga a pessoas geralmente te associa a praticante de pequenos furtos e estão ao seu lado mas sempre estão na defensiva , te olham, mas não em seus olhos...
As pessoa diziam que eu tinha que buscar ajuda de profissionais da Psicologia, mas eu carregava em mim o forte desejo de vencer a droga e para mim a casa espirita bastava-me pois a minha convicção era grande, e minha fé que sempre tivera no entanto era cega, sofria através das leituras espiritas a sua racionalização.
E nesse momento despontava um grupo impar junto as casas espiritas paulistanas, eram vozes que clamavam no deserto e chamava-se "Driblando a  Dor" em homenagem a um livro do Espirito Luiz Sergio com o mesmo nome, e esse grupo se dedicava a principio a vibrar pelas pessoas que eram usuários de drogas organizando e seus grupo mediúnicos tinham também tal intuito, apenas tive um único contato com essas pessoas...
Depois se esses casos chegaram e chegam ao atendimento fraterno eles ficam em seu silencio...
Mas estamos doutrinariamente preparados para receber esse casos?
O que seria o preparo para lidar com o assunto ?
Não sei se depois de eu ter vencido o meu problema e ter resolvido viver em um mundo novo fez-me esquecer ou de certa forma fechar os olhos pra esse tipo de problema e depois de escrever Fênix, descobri pessoas por estradas  como a minha...
Não sei se indicaria Luiz Sergio para que estruturassem com base no conhecimento do assunto do ponto vista espiritual, pois Luiz Sergio em uma tentativa de narrar como André Luiz em minha primeira leitura pareceu-me superficial em alguns casos, e fantasioso em sua maioria , mas que ao refletir sobre a temática penso em revê-lo , pois fato é , não se conversa isso em casas espiritas, é raro assistir uma palestra que aborde o assunto droga, de falar em crack e em suas consequências sociais e espirituais.
É fato que se diariamente temos desencarne de pessoas que são usuários de drogas , e que desencarnando continuam sendo as mesmas pessoas as mesmas pessoas, com as mesmas necessidades e desejos, temos um numero crescente de desencarnados necessitando de drogas, então se torna compreensível do ponto de vista espiritual o crescimento do uso por parte de dois mundos.
Para quem anda pelas chamadas cracolândias pois um dia pertenceu só a São Paulo, mais cada capital pode perceber que o uso cresce.
Então cabe a nós espiritas assim como o combate ao suicídio, ao aborto , a eutanásia, mais uma campanha em valor da vida , que é a campanha pela cara limpa, a campanha para conscientização que pode ter a diversão sendo quem somos, pois já temos uma mascara chamada personalidade , não precisamos de mais mascaras...
O primeiro passo em nossa abordagem deve ser a mudança de terminologia.
Vi não sei se foi em um site ou se foi em uma vitrine de livraria um titulo que desprezei só em olha-lo , pois tinha grafado DROGADO. 
 Ao ponto de vista de um usuário de droga ou ex usuário analiso como pejorativo , preconceituoso e discriminativo.
Droga é um problema social e espiritual , e hoje já damos passos lentos a entender o uso de droga como problema de saúde publica , não criminal como fora tratado até dias atrás.
E quando pensamos em saúde, pensamos em saúde espiritual a qual se propõe e nos propõe Jesus, ainda não paramos para abordar o assunto por que ainda não fomos tocado pela dor, mas se ficarmos parado descobriremos na pratica o que costumeiramente Divaldo Pereira Franco diz em suas palestras " o vizinho de meu vizinho sou eu" , a  dor causada pela droga se não fizermos algo ira tocar-nos em breve.
E o que fazer ? Estou te assustando? Esse não é o intuito ...
O intuito é trazer a discussão a baila em nossas casas espiritas, é tratar de vacinar nossos filhos e nossas comunidade com evangelho de Jesus, de convidar nossos Jovens para a Mocidade Espiritas , nossos filhos pra as Evangelização Infantil, e nos inteirarmos do assunto relacionado a droga...
Conversar abertamente com nossos filhos de forma a nos despir-se for o caso.
A droga dá a sensação de prazer ao cérebro, nosso corpo responde entendendo que aquilo é bom , então a sensação produzida no corpo pela droga, o nosso cérebro responde que é boa , então somos enganados pelo nosso modo de sentir, então o sentir proporcionado pela droga é bom , ruim são seus efeitos sociais, físicos e espirituais causado por ela.
E em nossas  casas espiritas precisamos pensar sobre como tratar de a profilaxia, ou seja, ir ao combate...
O aparente segredo esta em chamar o individua a despertar de sua letargia, da anestesia mental causada pela droga, de convidar a propagar de forma irrestrita que o Ser Humano é mais importante, de levarmos a sério a questão da busca da simplicidade de nossos atos...
Se faz necessário fazer nossa alma vibrar em torno da causa de regenerar o mundo amando ao próximo, temos inúmeras frentes de trabalho em combate a mitigar a fome seja através de grupos de sopeiros , que distribuem sopas ou alimentos aos moradores de ruas, das campanhas Auta de Souza a pedir alimento para confecção de cestas básicas para mitigar a fome.
Temos centros espiritas em louvor do remédio através do estudo, temos no corpo do movimento hospitais psiquiátricos com intuito de atender alienados do corpo e do Espirito , estudamos as implicações as correlações da Psicologia Espirita, da Pedagogia Espirita, temos ainda no movimento espirita as Associações Medico Espiritas junto aos estados , então basta encararmos que estamos vivendo um problema e fazer coro para combate-lo e vence-lo, mesmo que permaneçamos em nossa zona de conforto que são nossas casas onde residimos e nossas casas onde interagimos que são os centros espiritas.
Pois podemos vibrar pelos desencarnados que se encontram imersos nesse mal, podemos vibrar pelos encarnados que sofrem desse mal.
Quero que leiam e não fiquem somente enternecidos ou preocupados com aquilo que escrevi.
Gostaria muito que nos copiassem, fosse levado assunto as reuniões em forma de questionamento a palestrantes , de temas para ser estudado.
Podemos pedir que as Associações como Psicólogos Espiritas , Médicos Espiritas e Pedagogos Espiritas uma abordagem que parta do doutrinariamente correto para oferecer-nos um ponto de partida para ação consciente segura e concreta de nós espiritas na construção de um mundo novo onde pessoas são aceitas como são sem a necessidades de subterfúgios para se relacionar no mundo ante as pessoas.
Podemos começar agora a combater a droga vencendo os preconceitos.
E antes que formule algo sobre nosso governo finalizo este convite ao pensamento, com o sábio, Emmanuel em Pão Nosso:
"Se pretendes viver retamente, não dês a César o vinagre da critica acerba. Ajuda-o com o teu trabalho edificante, no sadio desejo de acertar, convictos que ele e nós somos filhos do mesmo Deus."



4 comentários:

  1. Em quanto tratarmos o drogado como doente esta doença vai se espalhar.
    Droagado tem que ir para a cadeia, pois é o braço financeiro da violência.
    Ele pode não roubar, pode não matar, usar usa droga na segurança e ahrmonia do seu lar.
    Mas em quanto isso policiais com familias estão lá do lado de fora matando e morrendo.
    O drogado não é esta vitima, que você desenha, ninguém obrigou ele a usar drogas, mas ele exigem que todo mundo entenda seus problemas e ajude ele quando esta na merda.
    Vai a luta se ajude e lute.
    Assim como vez para entrar use este mesmo livre arbitrio para sair.
    ensinoespirita.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Todo radicalismo leva a engessar o conceito e a resolução do problema. Há dependentes químicos e dependentes químicos. Um elemento adulto e com personalidade formada é usuário porque assim deseja, sabe do que se trata e seus malefícios. Já um menino(a) de seus 11/12 anos, usuário de drogas, não pode ser visto pelo mesmo prisma. Fora isso quer queiramos ou não, a dependência química é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde - OMS como doença conforme Código Internacional de Doenças - CID 10;
      2- Não podemos esquecer que estamos falando seres humanos, nossos irmãos;
      3- Não há estudos fidedignos que cadeia resolve todos os desvios de comportamento. Se isso fosse verdade, o Sr. João Acácio Pereira da Costa, vulgo "Bandido da Luz Vermelha", único brasileiro a cumprir pena em regime fechado pelo tempo máximo de trinta (30) anos constante do nosso Código Penal, teria saído um "Santo" ao ganhar a liberdade, mas a história mostra o contrário;
      4- Não sou contra a detenção, julgamento de cumprimento de pena a infratores da Lei, mas há de haver pesos e medidas, sob pena da justiça se tornar injusta.

      Excluir
  2. Meu Deus que comentário sem proposito,espero que você não tenha filhos nem irmãos nem amigos que você não tenha ninguém, mas se tiver Deus o abençoe e proteja para que isso nunca aconteça com as pessoas que você ama e considera, é muito triste ver quem você ama naquela situação em que se encontram as pessoas pelo centro de São Paulo e em tantos lugares pelo Brasil inteiro, infelizmente tem muitas pessoas que compartilham da mesma opinião que você, mas acredito que sejam a minoria.

    ensinoespirita.blogspot.com?????????????

    ResponderExcluir
  3. Drogas eh um assunto muito delicado. Nao saberia que rumo tomar qto a isso.

    Fraternalmente,
    Rodrigo Cesar Banhara
    http://about.me/apometron

    ResponderExcluir