segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Chico Xavier - Uma homenagem de amigo!

É com imensa e inenarravel alegria que divulgamos a escolha de Francisco de Paula Candido Xavier como o maior brasileiro de todos os tempos, premio dado por votação popular no  SBT- Sistema Brasileiro de Televisão.
Desde que tomei contato com o espiritismo foram-me apresentando como obras para estudo André Luiz e Emmanuel, junto com Allan Kardec.
Sua mensagens psicografadas ao primeiro impacto nos chamava a atenção a realidade moral, bebia o conhecimento que passavam por suas abençoadas mãos e atingiam em cheio o nosso coração e abria os horizontes de nossa mente expandindo.
A busca de conhecer sobre o médium Chico Xavier nos levou as suas inumeras biografias, pessoas e muito mais do que o individuo portador de faculdades animicas e mediunicas de excepicional exteriorização, estava a pessoa que serviu e serve de inspiração.
Quando adentrei o espiritismo tinha apenas dezenove anos, em uma cultura social onde o jovem tenta mostrar o que não é, através de suas roupas tentando exteriorizar o que não tem, ao olhar meus país aquele tempo minha mãe e pai semi-analfabetos apesar de seus sentimentos serem superiores, o que contava era a aparencia...
A primeira lição que Chico me dava indiretamente pois nunca o vi pelo menos nesta existencia, era seu inestimavel amor aos seus pais simples como os meus, ele ensinara-me a ver meus pais pela leitura do coração e não pela leitura e exteriorização da transitoria aperencia e do saber humano.
Que não importava o que faziam, e sim como faziam...
No livro Nosso Lar  logo nas primeiras paginas a frase:  " Quando o trabalhador esta pronto, o trabalho aparece.", Isso levou-me a jamais recusar e dizer não ao chamamento do trabalho espiritual, colocando-me a disposição da causa do bem.
Ensinou-me a olhar as pessoas em seus olhos, sem me preocupar em saber seu nome e sobrenome ou sobre  o seu saber humano, ou seja, ver pessoas mais do que como pessoas, mas sobretudo como irmãos, pois perante Deus somos todos iguais, levando-nos a perceber a todos sem distinção.
Que era possivel semear o bem em qualquer condições, e em qualquer lugar.
Durante alguns anos quis ser como ele, tentar imitar seus passos seus atos, mas o tempo mostrou-me quem eu realmente era, ao confrontar o ser que eu idealizava ser, e o ser quem eu realmente era, este encontro foi decepicionante para mim , pois não era tão evoluido como pensava, pois tinha me colocado em meu verdadeiro lugar, e deixou o Chico no lugar dele.
Chico passou a figurar como o companheiro sabio que muito tinha e tem a oferecer a este aprendiz de si mesmo, olhava novamente para sua vida e para minha e o via como um amigo que nunca pude olhar em seus olhos e dizer-lhe obrigado amigo, porque suas quedas e acertos me serviram de alerta.
Observo Chico Xavier e Herculano Pires, o segundo em seu livro Vampirismo chama André Luiz de neófito por descrever ovóides, isso não abala sua amistosa amizade e respeito de anos, pois para eles eram uma critica á André Luiz e não á Chico, ouse fazer uma critica construtiva a um médium da atualidade, e perderá um amigo, pois a maioria dos médiuns, confunde-se com o Espirito, se é que há algum Espirito.
Quando a FEESP lançou uma tradução de o evangelho segundo o espiritismo, que desfigurava-o, seu tradutor Paulo Alves de Godoy , acusava Chico Xavier e Emmanuel por icentivo a tal empreitada, Herculano sai em defesa deles em um triste episódio na historia do espiritismo paulista.
O amigo Chico continua sua jornada agora no mundo espiritual servindo de exemplo de bom médium, não só porque suas faculdades eram limpas, mas porque sabia distinguir o que era seu e era de outrem, e assumia suas responsabilidades ante a vida e o mundo.
Chico homenageio-te não porque preciso ser como você, mas porque almejo compreender o amor e amar como amou...

Um comentário:

  1. Adorei a sua publicação, não só ela como todo o blog... Vejo o seu trabalho e penso como você é simples e caridoso ao levar os ensinamentos do espiritismo a todos que querem. Continue assim caro amigo! E parabéns pelo seu esforço.
    Que Deus te ilumine sempre....
    POR:Paulo Henrique

    ResponderExcluir