quinta-feira, 15 de março de 2012

A ressurreição e o corpo espiritual segundo Paulo


O convertido da estrada de Damasco em sua obra impar, que em minha estreita opinião eu diria que representa a semente do que hoje entendemos como filosofia espirita, sua carta dirigida a igreja de Corinto, ou seja, sua Epístola aos Corintios.
Precisamente todo o capitulo XV ele lembra a didática de Allan Kardec em o Livro dos Médiuns, onde ele vai passo a passo levando a igreja pensar de acordo com o que ele tinha de comparativo didático, induzindo o cristão a pensar a ressurreição como base de fé.
Agora os cristão de todos os tempos entenderam o que Paulo disse ?
Infelizmente não, somente o entendimento espirita leria e entenderia e completaria a cartilha Paulina.
Porque Paulo ele desmistifica a ressurreição da carne, ou seja ele leva ao pensamento de imortalidade da alma.
No versículo 26 do referido capitulo diz : " O ultimo inimigo a ser destruído será a morte ".
Em seu versículo 35 começa ele a FILOSOFAR...
" Mas, dirá alguém  : Como ressuscitarão os mortos ? E com que corpo virão ?
"Louco o que semeias não toma vida, se o primeiro não toma vida, se primeiro não morre "(36)
"Quando tu semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas um simples grão, como , por exemplo o trigo ou de qualquer outra coisa." (37) "Porém Deus da-lhe o corpo, como lhe apraz, e cada uma das SEMENTES o seu próprio corpo"(38) 
"Mas nem toda carne é a mesma carne, mas uma certamente é a carne dos homens, e a outra dos animais, a outra das aves, e outra a dos peixes.(39)
"Mas há corpos celestes e há corpos terrestres, uma é a gloria dos celestes e a outra a gloria dos terrestres"(40) uma é a claridade do sol e a outra a claridade da lua, outra a claridade das estrelas, há ainda diferença de estrela para estrela de claridade.(41)Assim também a ressurreição dos mortos, semeia-se o corpo corruptível ressuscitara o corpo INCORRUPTÍVEL.(42), semeia-se na ignominia, ressuscitara glorioso, semeia-se inerte ressuscitara robusto(43), e semeado um corpo animal, ressuscitara um corpo espiritual, se há corpo animal há também corpo espiritual,como esta escrito,(44) O primeiro homem Adão, foi feito alma vivente, e outro espirito vivificante (reanimador, restaurador) .
"Ora, eu digo isso,irmãos, porque a carne e o sangue não pode possuir o reino de Deus, nem a corrupção herdara a incorruptibilidade."(50)
Eis que digo um mistérios não morremos todos, mas todos seremos mudados.(51)
Importa que este corpo(corruptível ) se revista da imortalidade .(53)
"Quando este corpo mortal se revestir da imortalidade, então se cumprira a palavra que esta escrita (Tragada foi a morte em sua vitoria) .
Onde esta o  morte o teu aguilhão ?  
Ora, o aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a lei.

Paulo entende a ressurreição como desencarnação, ou seja que ao desencarnar o Espirito, se revestia ou se transformava em incorruptível , ou imortal.
"Quando tu semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas um simples grão, como , por exemplo o trigo ou de qualquer outra coisa."
O que Paulo quer dizer neste versículo acima ?
Que se entendemos o corpo físico como semente , ou esse simples grão que carrega as informações que tem em germe , ou que tem em si e se desenvolve levando-se a arvore.
Se eu parto do principio que hoje entendemos eu tenho no grão ou no perispirito , as informações que impulsionara o desenvolvimento do corpo.

"Porém Deus da-lhe o corpo, como lhe apraz, e cada uma das SEMENTES o seu próprio corpo"(38) 
"Mas nem toda carne é a mesma carne, mas uma certamente é a carne dos homens, e a outra dos animais, a outra das aves, e outra a dos peixes.(39)
Então Paulo deixa claro que a semente dos animais são sementes diferentes, mas são sementes, e quando ele se refere a semente leva-nos entender ainda como MOB (modelo organizador biológico) ou perispirito. 
Vemos entender ele inserir levemente o encadeamento do universo e a distinção de perispirito. 
"Mas há corpos celestes e há corpos terrestres, uma é a gloria dos celestes e a outra a gloria dos terrestres"(40) uma é a claridade do sol e a outra a claridade da lua, outra a claridade das estrelas, há ainda diferença de estrela para estrela de claridade.
Paulo compara as diferenças evolutivas de forma suave com a luminosidade, distinguindo este perispirito do que compõem os dos animais e dando a elasticidade da evolução, partindo-se do comparativo, o brilho do sol (intenso e forte) , a claridade da lua (suavidade ) e o brilho das estrelas e das distinção do maior e do menor brilho, em suas linhas ele faz uma faz uma comparação decrescente do que se entendia por luminosidade, já nas entrelinhas de seu texto, ele nos leva do conhecido e imaginável e visto, que é o sol e a lua e leva-nos ao universo expandindo-se os conceitos, ao inimaginável em sua época e inteligível a nossa dado ao revelar do espiritismo, ou seja, tirar  o véu que encobria a questão. 
Para o apostolo dos gentios o corpo espiritual trazia em germe as informações físicas , o seu patamar evolutivo de acordo com seu brilho e possuía a imortalidade. 
Isso entendemos quando diz:
"Ora, eu digo isso,irmãos, porque a carne e o sangue não pode possuir o reino de Deus, nem a corrupção herdara a incorruptibilidade."
Eis que digo um mistérios não morremos todos, mas todos seremos mudados.
Importa que este corpo(corruptível ) se revista da imortalidade.
Mas se ele pregava que a ressurreição era desencarnação pura e simplesmente o que Paulo pensava da ressurreição carnal de Jesus ?
No inicio deste capitulo ele começa narrar o testemunho de Pedro e dos onze que virão Jesus e assim como ele tinha o visto na estrada de Damasco por ocasião de sua conversão, e este tratado que faz da ressurreição era pra afirmar que Jesus, ressuscitou em corpo espiritual, e que ele viu Jesus em corpo espiritual, e que assim se estrutura a nossa fe partindo da IMORTALIDADE, assim com Jesus , em Jesus a nossa fe, ou seja em Jesus a nossa convicção de ressurreição ou desencarnação e sua atestando  atraves de comunicação, dado ao encontro de Paulo com o Espirito de Jesus, e a tradução do espirito da palavras de Jesus.
"Quando este corpo mortal se revestir da imortalidade, então se cumprira a palavra que esta escrita (Tragada foi a morte em sua vitoria) .
Onde esta o  morte o teu aguilhão ?


Quando nosso corpo desencarna e encontra a vida nova em continuidade a vida física a surpresa da imortalidade.
No desencarne porta da atestação da imortalidade venturosa , a surpresa da vida , a surpresa da intensidade da vida onde o corpo que atende a corrupitibilidade do material , do nascer, viver, morrer.
Encontra-se não mais sujeito ao material ,mas incorruptível , não mais sujeito a morte.
Mas ele fala de reencarnação ? 
Sim quando conclui...

Ora, o aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a lei. 
O que faz o indivíduo passar pelo ciclo das reencarnações e o pecado, ou seja, os seus erros, tornando sujeito a diversos ciclos de renascimentos e mortes, e incorrupitibilidade pela lei de evolução. 
A sublime mensagem do apostolo da gentilidade sintetizaria-se na inscrição colocada no dolmem de Allan Kardec.
"Nascer, morrer ,renascer e progredir sem cessar tal é a lei".




Nenhum comentário:

Postar um comentário