quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Amor, Sol de nossa alma!

Precisamente há três conheci uma moradora de rua que chamarei de "Sol".
Sol demonstrava alguns nítidos desequilíbrios psicológicos, uma personalidade anti-social pois gritava á rua , xingando um ou outro que ao lado dela passava, falava sozinha, como se dialogasse com outra pessoa mas sempre discutindo, e de forma agressiva.
Quando instalou-se a tenda de convivência na região onde ela residia ela aproximou-se lentamente até que passou a se socializar com os orientadores sociais e assistentes sociais e mesmo comigo.
Com a convivência e a amizade que foi construindo-se, "Sol" deixou repentinamente de ficar xingando nas esquinas,  inéditos sorrisos começaram a surgir em seu rosto em pouco tempo.
Quando uma orientadora presenteou-a com um esmalte, foi demais, aquele presente, trouxe-lhe de volta a auto estima, onde além do banho, o uso de cremes,  a alegria em se perfumar trouxe o brilho a um rosto que jamais alguém tinha jamais visto sorrir, (segundo narra antigos moradores de rua), desde que tinha visto seu marido ser assassinado.
Sol depois arrumou até uma namorado nas ruas da qual passou a falar de boca cheia e auto estima inédita para quem a conhecia…
Sol para mim foi um dos maiores exemplos de que onde o Sol do Amor toca, toda e qualquer escuridão se dissipa, nascendo um novo dia para a alma que se abre para isso.
Ela representa a concreta certeza de que moradores de rua precisam ser vistos em sua individualidade e tratados individualmente, com apoio psicológico e acima de tudo por pessoas que amam este tipo de trabalho.
Quanto mais convivo com a realidade de alguns poucos moradores de rua, que consigo chegar em seus corações, é possível reconhecer indivíduos fragilizados que faltou força moral para suportar suas provas.
Mas que em sua fragilidade precisam de nós seus irmãos para dar as mãos para ergue-los de suas quedas.
Quanto mais eu penso sobre isso mais lembro-me de José Herculano Pires em sua obra o Centro Espirita, " O Centro Espirita é sobretudo um centro de serviços ao próximo, no plano propriamente humano e espiritual." em outra oportunidade diz " Se os espiritas soubessem o que é o Centro Espirita, quais são realmente a sua significação, o espiritismo seria hoje o mais importante movimento cultural e espiritual da Terra."
Como espiritas precisamos encarar que estamos agindo em nós com o amor para provocar em nós mudanças, e essas mudanças se externam na necessidade de levar isso para outras vidas, isso não significa levar o espiritismo como doutrina aos moradores de rua, mas levar os espiritas até as nossas realidades sociais para muda-la, de forma que cada individuo seja socialmente promovido, ou resgatado de seu momento estagnante.
O governo precisa dar a sua cota, e nós precisamos dar a nossa.
Pois o Sol do amor já  resplandece em nossa vida.
Pois já entendemos a força do sorriso , compreendemos a possibilidade do amor , entendemos e compreendemos a força do escudo da oração e que nossa fé se expressa pelas obras, que reencarnamos para assumir a nossa parte na obra da criação.
Jesus disse aos seus discípulos: " Vós sois a sal da Terra e a Luz do mundo."
Ele disse somos o sabor do alimento do amor que ilumina.
Dê sabor á convivência diária com as pessoas, aqueça o coração de cada uma delas com o Sol do amor em suas almas.



4 comentários:

  1. Parabéns pelo seu trabalho de caridade.Deixei uma mensagem no seu face.Obrigada pela linda história.Muito incentivadora.Muita paz e luz!!

    ResponderExcluir
  2. Edificando a alma,ainda estou no primeiro de grau aprendizado, esse exemplo impulsiona,emotiva,é desprendimento do egoismo e orgulho,doar-se,o resultado da sol nos faz acreditar que nada é impossível! A fé, o amor ao próximo,a caridade é recompensador! Parabéns irmãos!

    ResponderExcluir
  3. Edificante,excelente retorno da caridade e amor ao próximo, essas ações me levam a crer na fé em Jesus!

    ResponderExcluir
  4. Edificante,excelente retorno da caridade e amor ao próximo, essas ações me levam a crer na fé em Jesus!

    ResponderExcluir