terça-feira, 6 de março de 2012

Libertando-se da droga...




Assim como contei minha historia em Fênix...
Levantei a questão da droga e o movimento espirita em Droga...E que droga...
Este texto parte de experiências pessoais, alicerçada no conhecimento espirita e em sua aplicação pratica, não estou lhe dando receita de bolo, o que digo é o que funcionou pra mim, só vai dizer se lhe serve será você mesmo, ou quem queira ajudar.
Quando descobri que a droga não mais fazia sentido em minha vida resolvi livrar-me dela, busquei ajuda na casa espirita , tinha convicção de minha fé e do poder dela, mais tinha que assegurar-me de mim mesmo.
Quando você frequenta instituições religiosas você encontra indivíduos religiosos.
Quando você freqüenta ambientes esportivos , você encontra seres que freqüentam este ambiente.
No submundo da droga ele é freqüentado por usuários de droga , porque submundo porque faz parte de nosso mundo de forma escondida, existe muita gente que freqüenta esse ambiente e e tido como saudável , esta freqüência infelizmente é constante só costumeiramente é descoberto quando o indivíduo chega ao extremo, ou ele diz chega...
O primeiro passo para o usuário deixar a droga é reconhecer-se dependente e por sua vez doente.
O segundo passo reconhecer que precisa de ajuda.
O terceiro passo querer ajuda.
O quarto passo ajudar-se.
O quinto passo mudar de ambiente.
Muito comum no mundo do usuário de droga a afirmação que o indivíduo tem o poder sobre a droga , que o vicio não faz parte da realidade dele e que ele para quando quer, vi e ouvi muito isso, mas o tempo mostrou que estavam errados, muitos desses foram parar em clinicas de dependentes químicos ou morreram tragicamente assassinados., porque se permitem enganar quanto a sua realidade, isso também se aplica ao alcoolismo, muitos dizem que só cheiram cocaína as sextas feiras , e chegam a chamar de sextas cheira, afirmando até que enfim "sexta cheira".
Como entender então nestes casos os sinais de alarme para precaver-se e livrar-se desde cedo?
Pensar quando vai a uma festa você consegue festejar sem utilizar algum artificio , ou se for a uma festa e não tomar algum tipo de bebida ou usar algum tipo de droga aquilo te faz falta deixondo-lhe um vazio...
Se a pessoa não consegue ficar sem já esta em uma dependência química e ou psicológica.
Reconhecendo-se assim foi o primeiro passo.
A busca pela religiosidade representa uma grande impulsionadora para libertar-se mas pode ser que sozinha ela não surta efeito , mais o profissional da área da psicologia e da psiquiatria pode ajudar nesse sentido , porque o conhecer-se esta estruturado em perguntas e respostas , perguntas que quando imbuídos de coragem nos indagamos e chegamos a conclusões , mais existe momentos que nem indagar-nos sobre os nosso s porquês conseguimos ,  e esse profissionais nos conduzem a introspecção psicológica , se eu aliar a religiosidade eu potencializo essa forca.
Neste entra o terceiro querer ajuda, lembramos-nos de Jesus na piscina de Bethesda e pergunta ao indivíduo a que esta ali a anos aguardando a sua cura "queres ser curado?" , o que esse pergunta remetia ele estava ali a anos aguardando a cura mais o que ele teria feito em relação a ela?
O que seria o ajudar-se?
Ajudar-se remete á laborterapia , a terapia do trabalho , tem um velho ditado que diz: "mente vazia oficina do diabo", significa dizer que se estamos ociosos nossa mente vai através de sintonia quem pensa igual ou parecido comigo, se eu me ocupo minha mente se ocupa se minha mente esta ocupada a possibilidade de dar vazão a pensamentos ruim é menor embora exista, mesmo porque dependendo do grau de vicio a abstinência deste é mais ou menos complicada.
Lembro-me que a necessidade de entorpecer a mente com algo era constrangedor, olhava pra o bar que minha irmã tinha em casa e aqui-lo aguçava meu desejo que tinha que conter, mais era usa monstruosa resistência, pois eu sentia que eu precisava vencer-me então empregava toda minha força,usava até  orgulho ao meu favor, pois quando sentia que ia cair, dizia a mim mesmo " que ser frouxo é você que nem a si consegue dominar "?
A luta interna era árdua e constante , vinculava-me a qualquer trabalho a qualquer ocupação para que mudasse o foco de meus pensamentos e assim desvinculei-me do que fazia mal , por convicção, e por não desistir da luta, lembrava-me e lembro-me constantemente de uma frase escrita em um muro , que até o dono da casa preservava sem pintar, "prefiro as lagrimas de não ter vencido do que a vergonha de não ter lutado" (Jaq) .
Nunca soube quem era esse individuou ou de onde ele tirou aquela frase mas ela ressoou durante toda a vida na acústica de minha alma, me impulsionou o meu querer.
Hoje depois de 18 anos que tudo aconteceu e que minha vida mudou reconheço o quinto passo, que foi determinante.
Saída de ambiente em que convivia com usuários de drogas, pois uma unica vez que quis voltar antes de  se estar plenamente seguro, você derrapa novamente , antes de ter a certeza que estava limpo resolvi ir ao bairro em que morava, e encontrei pessoas que se diziam ser meus amigos, e perguntaram onde andava o que estava fazendo , eu disse do meu proposito e logo surge o convite para usar, e a presença diante do seu objeto de vicio faz o individuo estremecer da cabeça aos pés , e sua queda é fácil, escorreguei e cai e decidi  mudar, mudar-me , mudei para casa de minha irmã e mudei-me de companhia de amizades, de conversas, de ares , de idéias e ideais , e estabeleci a cura.
E serve evite a primeira recaída, evite e primeiro trago do cigarro , evite o primeiro gole no álcool, evite a primeira cheirada e nunca absolutamente nunca experimente o crack.
Só não evite amar , se este sentimento bater, tocar em tua vida viva a plenitude do amor...
O uso continuo de droga representa um habito adquirido que te leva a derrocada.
O uso continuo do amor representa um habito adquirido que te leva a plenitude , colocando a serviço do criador em nome do da paz e do bem.
O amor muda a paisagem o sentimento e ação.
Depende unicamente de você ...
Como Jesus indago-te :
"Queres ser curado?"
Cure-se.




2 comentários:

  1. Parabéns pela perfeita colocação em relação à recuperação de um usuário de drogas.
    Perdi um filho em 2006 e acho que precisamos cada vez mais falar, sem constrangimento, sobre o assunto.
    A comunicação pode auxiliar a muitos...

    ResponderExcluir
  2. Agradeço em relação ao comentário, e pela lucidez que passa...
    Simplesmente fico mudo diante de ti...
    E me pergunto o que Jesus lhe diria se estivesse em meu lugar?
    So consigo chegar a uma frase ...
    " Espero que tantos outros filhos possam ter ganho mais uma mamãe a orar por eles."
    Jesus te abençoe ampare e ilumine sempre...

    ResponderExcluir