sábado, 17 de março de 2012

Mocidades Espiritas - Os doces frutos.

Cheguei ao Movimento de Juventude e ouvia uma frase de Leopoldo Machado " O jovem pode mais não sabe.  O velho sabe mas nao pode. Há se o jovem soubesse..."
Cheguei em Fortaleza em 1996 carregava esta frase em minha alma ...
Quando cheguei ao Centro Espirita Joao o Evangelista que neste ano faz 70 anos.
Deparei-me com uma casa jovial a Época , onde você via seus coordenadores com aproximadamente entre 30 e 35 anos , e eu olhava com admiração tamanho conhecimento , forma impar e simples de passar a mensagem espirita.
Descobri que todos saíram de uma mocidade, a  Mocidade Espirita Chico Emmanuel e Kardec, a MECEK ...
Fui vendo que a frase de Leopoldo Machado ganhar vida e cor , pois podia em pensamento dizer a Leopoldo Machado " Que lindo o jovem sabendo"...
Ai fui sem muito procurar descobrindo em saudosismos de companheiros...
O presidente da FEEC se volta em seu livro e lembra dos tempo de Mocidade na Comunhão espirita,  e outros assim sucessivamente e descobri entre a expressividade do conhecimento espirita do Estado do Ceara , entre os expositores, oradores e conversadores mais requisitados, companheiros egressos das Mocidades Espiritas.
Olha Leopoldo o jovem sabendo...
Eu vejo o Grupo AME e suas historias seu nascimento em Mocidade...
Vejo o LEMA apresentando-se no Theatro Jose de Alencar e digo olha Leopoldo o jovem sabendo...
Ouço rumores do primeiro encontro de artistas espiritas que terá como sede um convento e digo olha Leopoldo o Jovem quebrando barreiras ...
Tentei enumerar os Centros Espiritas que nasceram da matriarca MECEK  e fiquei com medo de errar e de esquecer, assim como da antiga Comunhão ...
Passo e vejo e vibro os encontros Estaduais em fotos e sem querer se torna impossível conter as lagrimas e fico imaginando cada um sabendo , formando, mudando a cara do mundo...
Vejo a alegria da juventude, vejo mais sementes, e aguardo saborosos frutos...
E vou agora dizendo com Padre Zézinho ...
"Hoje em dias os jovens que eu vejo, vivem inquietos no mundo infeliz, eu renovo a esperança e o desejo, de topar com Francisco de Assis , calça Lee pé no chão mundo novo, mil idéias de renovação, eles são consciência do povo, queira Deus que eles sejam irmãos ".
Vem Leopoldo... Vem... Pois, " somos companheiros amigos irmão que vivem alegres pensando no bem, a nossa alegria e de bons Cristãos não ofende a Jesus e nem fere a ninguém"…



3 comentários:

  1. boa tarde amigos como eu faço pra dar uma ajuda?
    só se vocês mim derem um numero de uma conta Bancaria se vocês aceitarem mim dar uma conta Bancaria eu posso ajudar com muito prazer e muito Amor.. porque eu não tenho cartão. ou também por Boleto Bancário porque eu moro em santos não tem como ir ate vocês meus Queridos irmãos! se Quiserem mim envie um Email.. mariadefatima1992@live.com um abraços pra todos desta maravilhosa Equipe luz e muita paz a todos voces Amigos Queridos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Dona Maria de Fátima.

      Meu nome é Ricardo de Lima, sou o responsável pelo blog kardeciano.blogspo.com .
      Acabo de ler vosso comentário em nosso blog, e seu desejo expresso de ajudar.
      Mas não entendi, a quem a senhora gostaria de ajudar.
      Se for ao nosso blog nós agradecemos a senhora mas até este momento a hospedagem do blog ela é gratuita pela google, o que escrevemos é com amor pela divulgação da doutrina espirita, e se gosta de ler o que escrevemos para nós o vosso carinho já é uma grande pagamento, e pedimos para que contribua conosco com vossa oração para que nos fortaleça sempre em nossa caminhada, e que não falte a inspiração dos mensageiros de Jesus , que trabalham em louvor do amor em nome da paz pelo bem.
      Agora se quiser ajudar a alguma instituição espirita em especifica, diga qual e tentaremos fornecer-lhe maiores informações, pois faltou-me o entendimento necessário para saber quem quer ajudar.
      Paz e bem sempre.

      Ricardo de Lima

      Excluir
  2. BOA NOITE RICARDO! COMPARTILHO COM O IRMÃO AS MESMAS EMOÇÕES DE QUEM VIVEU OS MELHORES ANOS DA VIDA EM UMA MOCIDADE ESPÍRITA. SOU EX-PRESIDENTE DE UMA MOCIDADE ESPÍRITA, NA MINHA ÉPOCA AS MOCIDADES ESPÍRITAS ERAM DIRIGIDAS POR UM PRESIDENTE E, UM VICE-PRESIDENTE ELEITOS PELO VOTO DIRETO DOS JOVENS. AO LONGO DOS ANOS TIVE A GRATA SATISFAÇÃO DE VER O PROGRESSO MORAL E, MATERIAL DE TODOS OS EX-JOVENS QUE FIZERAM PARTE DA MOCIDADE DA SECA NOS ANOS 70 E 80. A MOCIDADE ESPÍRITA É A BASE DE TODA A CONTINUIDADE DA CASA ESPÍRITA. JOVENS EVANGELIZADOS, SE TRANSFORMAM EM DIRIGENTES E, TRABALHADORES COM EQUILÍBRIO E, DISCERNIMENTO.PARABÉNS PELA INICIATIVA DESSE BLOG. FRATERNALMENTE, ESMERALDO BEZERRA CAVALCANTI TOMAZ VILLAS-BOAS, EX-PRESIDENTE DA MOCIDADE DA SECA-SOCIEDADE ESPÍRITA DE CULTURA E ASSISTÊNCIA DE NATAL-RN (JANEIRO DE 1980 À JUNHO DE 1986) E, EX-PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DA FERN-FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO RIO GRANDE DO NORTE.

    ResponderExcluir