sábado, 28 de julho de 2012

A síndrome de Pilatos que adoece o mundo.





Quem foi Pilatos?
Pilatos segundo a Bíblia foi Governador da Galileia, de acordo com a nomeação do Império Romano.
Quando os sacerdotes lhe apresentaram Jesus para que o julgasse segundo as leis romanas, ele em uma posição individualista para não se envolver com a morte injusta de um homem pediu que o enviassem a Herodes, que por sua vez se recusou a se envolver na condenação de um homem justo e passou o problema para Roma, voltando para Pilatos.
Pilatos por sua vez buscou uma nova forma de se esquivar de livrar da insanidade em condenar um homem justo, deu ao povo o poder da sentença, então o fanatismo e a injustiça o condenaram, triunfando o egoísmo e orgulho dos sacerdotes em manterem-se como parasitas sociais, e os filhos do egoísmo e do orgulho triunfar que é a omissão e o individualismo.
E tenho visto com grande pesar estas doenças do egoísmo se multiplicar...
A omissão e o individualismo tem sido eleito como postura natural e confortável.
Tem muita gente que vê um homem espancando uma mulher e nada faz pelo paradigma envelhecido.
"Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher."
Temos uma casa que me abriga e quero uma maior para  receber os amigos e fazer churrasco...
Tenho um apartamento que me acolhe, mas quero uma cobertura para morar sozinho ou em grupo bem reduzido...
Não vemos nada de ruim ou de errado possuir bens materiais que nos tragam conforto...
E o meu irmão que nada disso possui?
Eu trabalhei para conquistar tudo isso... 
É Justo.
Mas e os outros tiveram sempre um trabalho digno para que como você adquirir o mesmo que você?
Quero meu filho nos melhores colégios...
Mas todos, assim como meus filhos, não merecem o mesmo nível de educação que eles?
Se meu filho adoecer quero os melhores médicos para eles...
Mas os melhores médicos não são merecidos pelos filhos de outros pais?
Se meu filho derrapar na droga eis de levá-lo para uma clinica para que o levante da lama que o encontra.
Mas porque os filhos de outros pais poderiam ver seu filho chafurdando-se na lama?
E as pessoas que moram na rua?
Alguns me poderão dizer colhem o que plantaram...
E eu lhes pergunto:
Eles não poderiam ser o vosso arado pronto para que eu e você plantemos o amor?
Nossos filhos estão protegidos...
E o filho dos outros pais estão protegidos?
Se meu filho derrapar na delinqüência não quero que ele seja conduzido a estes presídios, pois são desumano o tratamento e antes são uma universidade do crime do que um centro de reeducação...
Mas porque aceito que os filhos de outros pais tenham seus filhos neste tipo de internamento?
Mas isso é culpa do Governo.
Mas quem elege o Governo?
E o que faço eu pela sociedade onde eu moro?
 "Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim.
Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?
Quando foi que te vimos peregrinos e te acolhemos, nu e te vestimos?
Quando foi que te vimos enfermos ou na prisão e te fomos visitar?
Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes". (MT 25, 34 -40)

Eis a grande pergunta:
Quando a nossa e a omissão nos lega a ignorar isso, viramos as costas para Jesus?
Quando deixamos de fazer isso ao nosso próximo deixamos de fazer a Jesus?
Qual o papel do Cristão no mundo?
Acender a luz embaixo da cama ou colocar ela o mais alto para que ilumine mais?
Allan Kardec dilata inda mais este conceito de Jesus quando faz aos Espíritos a seguinte questão em (642 ) O livro dos Espíritos:
Será suficiente não fazer o mal, para ser agradável a Deus e assegurar uma situação futura?
Resposta: Não: é preciso fazer o bem, no limite das próprias forças, pois cada um respondera por todo mal que tiver ocorrido por causa do bem que deixou de fazer.
Se ainda resta um duvida vou reescrever a resposta dada a Allan Kardec pelos Espíritos.
Somos responsáveis pelo bem que deixamos de fazer, e pelo mal decorrente deste bem não praticado.
Este texto leva-o a repensar e convidar para rever estes conceitos e levar o elixir do amor ao mundo, através da mudança de nosso mundo.
A proposta espírita que é também cristã, é de amor, é de ser SOLIDÁRIO, e não solitário.
A proposta de Jesus é de fazer ao outro o que gostaria que o outro fizesse por você.
Como diz Geraldo Vandré na Musica "pra não dizer que não falei de flores".
"Vem, vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer..."
Se já aprendeu amar, então ame.
Se o amor pulsa em teu peito, deixe que ele guie teus atos...
Se o amor é vida contagie com amor outras vidas...
Pois como disse Rui Barbosa.
"A vida só é bem vivida, quando esta envolvida na vida de outra vida."
Ensinou-me essa frase um morador de rua ou um irmão em situação de Rua em Fortaleza - Ceara.
Pois antes entendi Paulo Freire " Onde quer que haja homens e mulheres a sempre o que ensinar, há sempre o que aprender".
O único mandamento do Cristo é:
 "Que vós ameis uns aos outros".
E o traço de reconhecimento dos Cristãos:
" Os meus discípulos serão reconhecidos por muito se amarem".

Ricardo de Lima



Nenhum comentário:

Postar um comentário