domingo, 22 de julho de 2012

Quem tu és ?



Diz o ditado popular:
"Diga-me com quem andas que eu te direi quem és."
A leitura Espírita do ditado é assim:
"Diga-me quem tu és que eu te direi com quem andas."
Assim é em nossas relações cotidianas, assim também funciona para o coletivo das reuniões espíritas formando o que chamamos de sintonia.
Quando eu coloco isso, eu coloco como reflexão a nível grupal.
O que me leva para a casa espírita?
Estou na casa espírita como me posiciono em uma escola, que estou com a mente e o coração aberto para aprender, ou tomar para mim o conhecimento de forma que ele funcione como ferramenta de uso diário em minha vida, tornando-me melhor mais companheiro e fraterno?
Vou para casa espírita cumprir uma obrigação semanal ou quinzenal ou mesmo mensal para barganhar uma colônia espiritual após a morte do corpo físico?
Ou vou porque a mediunidade é para mim um fardo difícil e enfadonho de carregar e eu preciso me desincumbir para que meus "mentores" não me castiguem e eu sofra?
Vou à casa espírita inundar a platéia com meu profundo conhecimento e exclusiva capacidade de ensinar e interpretar a doutrina, de forma que eu sou a melhor forma de expressar e o melhor palestrante, ou melhor, escritor sobre as idéias, pensamentos e cultura espírita?
Olho nos olhos das pessoas que estão a minha volta como alguém pode partilhar lições de vida para o crescimento de todos?
O cargo administrativo que o possuo torna-me melhor?
A mensagem do evangelho ela serve para mim, para minha melhora?
Ou escuto a mensagem espírita e fico procurando ou lembrando-se de pessoas que deveriam ouvir aquela mensagem para que a vida dela melhore e a nossa em conseqüência?
Inúmeras são questões que podemos traçar para que possamos descobrir o que nos situa na casa espírita e fora dela estabelecendo em nós o canal, ou meio de conexão com o mundo espírita ou dos Espíritos.
O ambiente espiritual onde quer que estejamos será aquele que criamos para nós com nossos pensamentos atitudes e objetivos.
Quem tu és?
O quem eu sou?
O que busco?
O que quero encontrar?
O que eu vou compartilhar nasce de meu coração, ou do meu orgulho?
É prazeroso ou enfadonho?
Em nossa casa é um celeiro de paz ou um campo de batalha?
Nosso trabalho é um campo de semeadura de laranja ou um plantio de pimenta?
A dimensão espiritual individual ou coletiva em nossa vida esta relacionada no como nos relacionamos com o mundo.
Quem tu és?
Dirá com quem andas e como andas perante a sua consciência e será o meio de comunicação e aquisição no intercambio entre dois mundos...
Quem são os componentes do seu grupo espírita determinará com quem sintonizarão na casa espírita.



Ricardo de Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário