quinta-feira, 26 de julho de 2012

Emancipação da Alma e Fenômenos decorrentes



Emancipação da alma é liberdade momentânea da alma, ou seja, quando o sono entorpece o corpo os laços que o prendem afrouxam-se lhe dando liberdade de ação, como o Espírito liberto do corpo.
A alma  como Allan Kardec definiu é o Espírito encarnado, muito mais que um aparente sinônimo é à base de inúmeras manifestações que já fazem parte da natureza do Espírito encarnado, enquanto no fenômeno mediúnico temos um fenômeno provocado.
Por exemplo, tenho um computador a minha disposição e o uso para manifestar meu pensamento através da escrita, para que o computador escreva meu pensamento, requer que eu provoque através do toque das teclas e manifeste o pensamento, o computador é o meio de comunicação e o agente que se comunica sou eu.
Então na comunicação mediúnica eu tenho um agente que usa um equipamento para se comunicar.
Então se não fosse o computador não teríamos este tipo de comunicação, mas mesmo assim poderíamos nos comunicar pela fala caso nos conhecemos e conversássemos pessoalmente.
Porque a fala é uma ferramenta que adquirimos com a evolução e manifesta-se naturalmente e mecanicamente.
Partindo desta comparação entendemos que existe fenômenos que mal compreendidos fogem o nosso entendimento sem que fuja da naturalidade.
O sexto sentido ou o sentido do Espírito ele sedimenta-se em nós pelo exercício e pelo impulso natural da evolução.
Quando nossa alma se liberta parcialmente do corpo, nosso Espírito se liberta ou emancipa-se estamos com as mesmas possibilidades dos Espíritos, pois assim o somos, se temos as mesmas possibilidades podemos nos encontrar com outros Espíritos e conversar com eles, em um fenômeno natural, ou seja, anímico, natural não precisa que seja provocado, não sendo provocado ele é seu, ele é de sua alma por isso ele é anímico.
E quem encontramos ou com quem nos relacionamos?
Esta é uma pergunta individual a cada um, sendo que cada um possa se responder...
Quais são suas afinidades, desejos busca?
Ou como Jesus definiu: "onde esta o teu tesouro, ali também esta o seu coração."
Entendamos que o que chamam de desdobramento, projeção da consciência, viagem astral o espiritismo chama de Emancipação da alma.
Além da possibilidade de comunicação com outros Espíritos que amamos familiares e amigos estes nos contam que estão bem e vivos, temos atividades diárias, mas nem sempre trazemos para o nosso cérebro essas lembranças, pois é em nosso Espírito que fica a nossa memória.
Outros fenômenos anímicos podem ocorrer e ser catalogado por ocasião da Emancipação da alma ou liberdade do Espírito encarnado...
A bi corporeidade o que é isso?
Bi corporeidade é seu Espírito estar em lugar diferente do seu corpo e você ser visto, às vezes tocado, e outras visto ouvido e tocado, como inúmeros casos ocorridos com Eurípides Barsanulfo.
A comunicação Espíritas entre os vivos, como isso se processa?
Estando momentaneamente liberto o Espírito ou a alma, está com as mesmas possibilidades do desencarnado pode buscar os mesmos meios de comunicação, partindo destes princípios, Allan Kardec fez alguns experimentos  para analisar esta possibilidade e divulgou na Revista Espírita, depois Ernesto Bozzano fez diversas experiências e lançou um livro com extrato destas experiências, o que eu quero dizer que o pode obter uma comunicação de uma pessoa estando esta em Espírito através da Psicofonia (fala por meio de um médium) ou Psicografia (escrita por meio de um médium).
Quando emancipado o Espírito pode algumas ter pré-cognições, ou seja, ver acontecimentos que podem vir a acontecer, mas que pelas escolhas de cada um podem mudar os rumos de cada um, pois uma escolha feita em segundos muda a trajetória de uma vida, ou elas ficam guardadinhas lá e até esquecidas, e ressurgem em fenômenos chamados D'javu (Em francês: Eu já vi).
Para não alongamos este texto falaremos de mais fenômenos anímicos mais tarde. 
Com este texto viso tentar resgatar nos espíritas a cultura espírita, ao utilizar termos que nos são próprios para interpretar o que acontece conosco e a nossa volta.
E levar a pensar que somos muito mais do que percebemos ser, e que precisamos a nos preparar para viver com dignidade este momento de liberdade, pois somos cidadão do universo estagiando no planeta chamado Terra para experiências que respondem pelo nosso atual estagio de evolução.
Pense nisso.
Mas pense agora.

Ricardo de Lima


Euripides Barsanulfo você assiste neste link o documentário:  Euripides Barsanul o Educador e Médium. 

Link para baixar:  Comunicação Mediúnica entre os Vivos de Ernesto Bozzano.

Link para baixar : Revista Espirita de 1858 a 1869 e outras obras raras 



5 comentários:

  1. Boa Noite irmão.Eu Gostaria de saber se Eu poderia Postar..
    Suas mensagem Nos Grupos!! porque As suas mensagem são lindas irmão.
    Eu gostaria de te Uma Resposta Sua!!!Abraços fraternos..Paz e luz na sua caminhada Evolutiva Terrestre Beijos na sua linda Alma fica com jesus com A Luz!!

    ResponderExcluir
  2. Por favor, vc tem a referência original dessa passagem: "A comunicação Espíritas entre os vivos, como isso se processa?
    Estando momentaneamente liberto o Espírito ou a alma, está com as mesmas possibilidades do desencarnado pode buscar os mesmos meios de comunicação, partindo destes princípios, Allan Kardec fez alguns experimentos para analisar esta possibilidade e divulgou na Revista Espírita, depois Ernesto Bozzano fez diversas experiências e lançou um livro com extrato destas experiências, o que eu quero dizer que o pode obter uma comunicação de uma pessoa estando esta em Espírito através da Psicofonia (fala por meio de um médium) ou Psicografia (escrita por meio de um médium)." Solicito, por gentileza, a íntegra dos textos originais pq já passei por isso. No caso, eu fui "a escolhida" para a psicofonia e fiquei absolutamente apavorada, mesmo pq não tinha qualquer estudo sobre o tema ou tão pouco tinha qualquer relação com o espiritismo propriamente dito. Estou estudando para aprender a lidar com a minha mediunidade e gostaria de ter mais acesso a essas leituras. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monica!
      Desculpe a demora em responde-la devido, ao tempo que tenho me dedicado ao estudo de temas como : Drogas, Serviço Social e a um projeto alternativo para o tratamento da dependência química.
      Mas de acordo com o que me pediu vou te passar alguns links que possa aprofundar no tema.
      Como não estou conseguindo criar link na resposta colocarei no final do texto acima.
      Paz e bem!

      Excluir