quinta-feira, 19 de julho de 2012

Nina e Sisifo


Nina personagem de uma telenovela do antigo horário das oito agora chamadas acertadamente de novela das nove porque é apresentada após as 21h00min.
A trama da referida novela se dá em torno de uma vingança, que as entrelinhas vão construindo como um toque de Midas só que ao contrario, tudo que o rei Midas tocava virava ouro, enquanto tudo que o personagem com sua obsessividade pela vingança tocam, dá errado...
Lembrando as barganhas de Sísifo, rei de Corinto, que certa vez viu a filha de Asopo sendo levada por uma Águia e quando questionado por Asopo, barganhou com Asopo trocar a informação por uma fonte de água, resolveu em seu reino um problema da água, mas criou um problema com Zeus, por ter-lhe entregue a Asopo.
Este por sua vez envia Tanatos o deus da morte para aprisioná-lo, astuto, ele elogiou Tanatos, e com um pretenso colar prende-o com uma coleira, ao prender a morte  "conseguiu" driblar o seu destino, mas arrumou um problema ainda maior com Hades o deus do inferno e com Ares o deus, da guerra.
Hades imediatamente soltou Tanatos e ordenou que levasse Sísifo, e este por sua vez pediu à esposa que não o enterrasse, em presença de Hades pediu para que pudesse retornar ao corpo e fazer com que a esposa tratasse seu corpo como merecia, e ter seu funeral a altura, Hades concede-lhe o pedido, ele retorna e foge com a esposa e engana a morte pela segunda vez.
Sísifo morre de velhice, quando morre Zeus manda que Hermes o conduza á Hades, no Tártaro ele é condenado a empurrar uma pedra montanha acima, rolando quando chega ao cume, conhecido como o inútil trabalho de Sísifo.
Nina parecidamente com Sísifo onde toca deixa um rastro de dor e magoa, machucando quem passa e a ama em nome de um obsessivo mal, onde para atingir o fim permite-se ser vilipendiada, maltratada em nome de uma pretensa justiça que não lhe cabe.
De certa forma trazendo a tona os inúmeros e parecidos dramas dos anônimos Espíritos que vivem na erraticidade, chafurdando na lama de seus sofrimentos e dor em nome de uma pretensa vingança que o encarcerá levando ou impondo suplicio como o de Sísifo que jamais consegue atingir ao cume com uma pedra, que somente o impede de sair do lugar e avançar.
Este é o banquete que temos muitas vezes nos feito correr para assistir?
Nina envolve Betânia em sua vingança, levando-a tomar uma surra de sua rival, Carminha.
Nina envolve Mãe Lucinda em sua vingança causando-lhe brigas e desavenças, perdas morais e materiais.
Nina separa Max de sua esposa desencadeando uma mudança de hospedeiro, hospedando um parasita.
Nina magoa Jorginho que em uma fuga desenfreada de si mesmo, e em desequilíbrio emocional desestruturando suas relações inter pessoais, levados além da dor moral a dor física, e por sua vez interfere na vida de Débora que ama Jorginho.
Quando converso com Espíritos ignorantes do amor, os questiono, porque não se reconhecem criando problemas ainda maiores dos que já possuem, como se afundassem em sua própria lama, sentindo a sensação sufocante do ódio e da magoa, digo sufocante, pois quando me permiti sentir esse tipo de emoção foi como senti fisicamente, como se o ar subisse de volta para o pescoço e o sangue se concentrasse no cérebro, gerando impaciência e mal estar, impedindo de pensar agir, e até impedindo exercícios de respirar e quanto mais formular uma prece...
Acredito que o conservar deste sentimento e objetivo, é ou deve ser, viver minuto a minuto essa sensação, por isso é comparável o arquétipo de Sísifo, Nina e todos os encarnados e desencarnados que atem a vingar-se carregam sua pedra morro acima e voltando ao início, reiniciando seu flagelo, o perdão é o libertar-se da pedra sobre seus ombros, e caminhar vazio.
Quando Jesus propõe o amor como opção de vida ele diz: "O meu fado é leve, e meu jugo é suave."
Porque caminhar guardando magoa, ódio e rancor e rastejar quando pode voar, é escolher caminhar enquanto pode voar...
Perdão é para os fortes que tem a capacidade de enfrentar a si mesmo e optar por ir contra o que o mundo acha certo, e viver o que Paulo chamou de "loucura da cruz", pois enquanto e mesmismo dos pigmeus da humanidade condenava o Cristo à morte, esta mesma abria o caminho para a verdadeira vida, loucura da cruz consiste em tornar o aparente sofrimento em asas.
Loucura da cruz é a pureza do amor em perdoar a quem ofende e magoa...
Loucura da Cruz e carregar o fardo leve do amor, do perdão e viver a leveza de caminhar vazio, com o objetivo de amar...
A televisão serve o que escolhe que te sirvam...
O cardápio chama-se controle remoto...
Sintonize com o bom e o belo e sua vida se transformará.
Experimente libertar-se de sua pedra, se se sente Sisifo, aja para ser você mesmo...
Deixe que o amor te toque libertando-te...

Ricardo de Lima






                                                                                                                            



Um comentário:

  1. BELO TEXTO! É VERDADE. NÓS NÃO PODEMOS SER ASSIM. QUEM FAZ JUSTIÇA É DEUS E JESUS NOS ENSINOU À AMAR E À PERDOAR. QUE DEUS NUNCA PERMITA QUE NÓS VENHAMOS À TER SEDE DE VINGANÇA E SIM À AMARMOS E PERDOARMOS, E QUE A JUSTIÇA COLOQUEMOS NAS MÃOS DELE. DEUS ABENÇOE VOCE E SUA FAMÍLIA.

    ResponderExcluir