sábado, 10 de dezembro de 2011

O invisível e o ignorado.




"A Vida só é bem vivida quando está envolvida na vida de outra vida."
Invisíveis quem são?
Por estar lendo um texto espírita talvez tenha pensado nos espíritos como os invisíveis, mas neste momento designo invisíveis todos aqueles que utilizam um fardamento ou um uniforme irrelevante, tornando-os invisíveis.
Porque na correria de um mundo capitalista que exige mais e mais nosso tempo, com essa exigência, estamos cada vez mais apressados, imersos em nossas preocupações e deixamos de perceber o mundo a pulsar em nossa volta , pois a correria o impulsiona a perder  espetáculos da natureza , uma pintura nova em uma casa , uma arvore que floriu ou deixou de florir, isso acontece até esmo quando estamos de folga , estamos com pressa em tudo sendo que pelo menos aquele dia você não precisa pressa pra nada.
Quando você passa pelo zelador, gari, porteiro,segurança,policial etc, sem olhar diretamente pra eles, e perde um vizinho , um amigo de vista e deixa de ver até mesmo o irmão ou um irmão, e quando vemos, nos surpreendemos,  depois da surpresa vem a frase bastante corriqueira: "como você fica tão diferente de farda(uniforme) que nem te conheci".
E os ignorados são todos os moradores de rua, denominados de mendigos, nóia, vagabundos, papudinhos, cachaceiros,etc.
Dia desses eu atuando em um trabalho em um shopping que tem como vizinhança bastante moradores de rua, que na sua maioria se marginalizaram no sentido de ficar a margem da sociedade, não significa dizer que se tornaram ladrões, mais que sujaram suas roupas e perderam a oportunidade de troca diária e caíram na descriminalização e em nossa discriminação, essas pessoas em sua maioria possuem "família" , mais optaram pela rua por  vicio a uma droga licita, chamada álcool em sua maioria, o álcool tem dizimado e separado famílias inteiras já a séculos, e no convívio com esta realidade  fomos adquirindo respeito e proximidade de alguns deles podendo ser surpreendidos com algumas realidades , uma novidade marcante : uma senhora e  pensionista e recebe R$2800,00 de pensão que se dilui em 13 filhos, sendo 10 filhos e 3 filhas restando pra ela, segundo narram os novos familiares "os que dividem a rua" lhe sobram somente R$100,00 pois o que a deixa feliz e ter ajudado os filhos.
Já o outro e ainda mais surpreendente pois vi uma cena engraçada e fui filmar com celular, disse sorrindo ai Lora você vai ficar famosa vou te colocar na internet, ai vem a frase que me surpreendeu dentre eles, "cuidado chefe ele pode te processar por direito de imagem" tomei um susto, não por medo, mais por uma dicção perfeita, bem pontuada de um português perfeito, que completou “Relaxa ela não sabe o que é isso” entre risos.
Mais tarde ele vem e solta a frase que segundo ele pertence a Rui Barbosa: "A Vida só é bem vivida quando está envolvida na vida de outra vida.", nossa pra mim foi chocante, ele pra completar o nocaute moral disse vou ali tomar um banho e trocar essa roupa que embora tenho trocado minha casa pela rua ainda sou limpo.
Um amigo que presenciou a cena sorriu e disse: "o invisível surpreendendo-se com o ignorado".
Quando temos a possibilidade de rompermos com as rotulações humanas para os seres, passamos a surpreendermo-nos  que somos eternos alunos na escola da vida e podemos encontrar mestres em lugares improváveis…
Quando nos tornamos espíritas o conhecimento acerca da lei divina, em conclusões que justificariam a nossa consciência e nosso intelecto sobre a razão espiritual daquela pessoa estar ali naquele momento, mais nossa posição cidadã não pode jamais aceitar, admitir conformar-se com a existência de guetos e parias. Vejo graças a Deus , sociedade protetora dos amimais, vemos muitas pessoas chorarem aos ver um cão abandonado, querer levá-los pra casa , dar banho dar afeto.
Mas nunca vi ninguém chorar por um morador de rua com afeto tal, olhando em seus olhos querendo-o afagá-lo, sabemos da existência de outros invisíveis, noturnos que passam como anjos a colorir de alegria a noite dessas pessoas, são irmãos e irmãs  que unem-se para levar janta em forma de sopa sanduíche, leite, ou mesmo um jantar em marmitex, quentinhas, aquecidas pela alma pelo amor ao próximo. São espíritas? que importa ? São cristãos… Mesmo que sejam ateus…"Nossa veio um grupo novo essa noite que nos deram ate sobremesas." (se tornam crianças quando lembradas…)
"A Vida só é bem vivida quando está envolvida na vida de outra vida."
Frase esta de alcance espiritual largo e profundo…
E nossa vida até que ponto esta sendo bem vivida?
Ate que ponto esta envolvida na vida de outra vida?
De que forma esta envolvida em outra vida?
Esta outra vida esta sendo vista como outra vida em sua vida?
Falta alguém para estar envolvida em sua vida?
Pode ter a certeza que existe alguém esperar sua vida para se envolver em outra vida,(na vida dela)…



Dedico ao meu amigo não mais visível, mais perceptível, e incansável trabalhador do bem… Amilcar Del Chiaro Filho



Peço que se gostou ou não do que leu deixe-nos um comentário, ou mande-nos um email com suas duvidas e criticas, ou sobre o que gostaria de saber sobre a visão kardeciana que dará ferramentas para outro artigo.
Nosso email : ricardo.kardeciano@hotmail.com
Paz e Bem sempre.





2 comentários:

  1. poxa vida isso é muito forte e verdadeiro é preciso ser muito duro e sem sentimento para ler e ignorar as verdades escritas aquié preciso ser muito ignorante sobre o que diz respeito ao amor ao ser divino,confesso que se as pessoas lessem mais textos e histórias como estas o mundo mudaria,coracões seriam tocados e mentes seriam abertas para uma nova realidade .como é lindo o espiritismo a cada dia me encho mais de orgulho e paz por ter sido amparada por essa doutrina maravilhosa!!quando conhecemos essas verdades aprendemos que nunca paramos de istruirmos,como o texto relata somos sempre aprendizes na vida .eu amei e me emocionei muito com tudo escrito por aqui ,mas já era de se esperar ,tudo que nos toca ao coracao toca a nossa alma o nosso intimo e o nosso invísivel...

    ResponderExcluir
  2. Essa semana participei de um Congresso e sempre tinha um zelador que colocava belas musicas enquanto ele ficava sentado aa porta do banheiro, eu sempre parava e falava com ele, no ultimo dia ele me disse que muitos passavam por ele e nao davam nem bom dia... acabei de lembrar que uma vez eu estava em Brasilia e cumprimentei a zeladora, ela ficou surpresa porque a orientacao que ela recebera era que nao "incomodasse" as pessoas

    ResponderExcluir