terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Doutrinando a fé espírita



O espiritismo nasceu em 18 de abril de 1857, com o lançamento de "O Livro dos Espíritos", abrindo as portas de um novo mundo, o mundo dos Espíritos.
De lá para cá tivemos muitos percalços pelo caminho, como o auto de fé em Barcelona, onde uma remessa de livros destinado a capital espanhola, fora queimado em praça publica, revelando os resquícios da idade média, onde não mais poderiam queimar homens tentaram incinerar ideias, e posteriormente o processo dos espíritas, onde alguns espíritas franceses foram levados aos tribunais, foram tratados com desdém, preconceito e desrespeito, sobretudo ultrajados moralmente.
Em terras brasileiras o preconceito de alguns, faziam com que centros espíritas funcionassem a portas fechadas, para que suas reuniões não fossem interrompidas por pedras de indivíduos fanatizados, preconceituosos e ignorantes da doutrina espírita.
Médiuns foram tratados como portadores de doença mental, e os espiritas fomos acusados de fabricar loucos.
Até os dias de hoje continuamos, ser acusados de sermos serviçais do demônio por pessoas que desconhecem o espiritismo assim como sua doutrina, sua essência, e ainda somos confundidos com feiticeiros, com umbandistas, com adeptos do candomblé, com esotéricos, ou seja, somos desconhecidos por muitos  ainda.
O espiritismo conforme divulgou o ultimo senso do IBGE, somos um total de dois milhões, só em terras brasileiras.
Muito se fala em doutrina espírita, mas e ela ainda continua desconhecida mesmo entre seus adeptos.
Por que isso?
Porque foi criado o um mito de que Allan Kardec é difícil, de que é livro de estudo, e que para inicio do conhecimento do espiritismo, tem que ler o livro tal ou qual, ou se lê o evangelho segundo o espiritismo diz “O evangelho dispensa comentários”. O evangelho ido geralmente como a um analgésico que tomamos algumas gotas quando alguma dor incomoda.
Frequentamos os cursos de espiritismo faz com que  acreditemos que cada tomo concluído, é um passo que evoluímos, e nos permite a candidatarmos em uma área da casa espírita, como se fosse um processo iniciação, após sua conclusão estamos formados em espiritismo, existe casos que adentramos a uma fraternidade, como se esses ritos de passagem nos diplomassem no conhecimento do espiritismo.
O dia a dia, tem demonstrado essa ineficácia.
O espiritismo precisa ser sentido, deve ser compreendido pelos adeptos e ou iniciantes.
É necessário  mergulhar na substancia doutrinaria, para rever juntos certos e conceitos, para que possamos divulgarmos com propriedade.
E acima de tudo amor! 
Amemos nossa doutrina e comecemos pelo começo, e o inicio chama-se Kardec.
Quem se interessar em conhecer o Espiritismo leia o pouco conhecido "Obras Póstumas", veja como Kardec aprendeu a ver e entender os Espíritos, como foi se estruturando a doutrina espírita.
Depois mergulhe em "O que é o espiritismo", e veja como Kardec refuta com maestria e simplicidade, velhos, atuais e ingênuos argumentos sobre fatos e pensamentos espírita.
Ai sim, se amou: mergulhe no Universo chamado "Livro dos Espíritos", neste universo descobrira  um livro Sábio, pois encontrara perguntas de Alta profundidade expressas na maior simplicidade, e respostas objetivas com simplicidade e alta profundidade, o conceito da realidade doutrinaria, a base nasce dele, e gira em torno dele, poderia compará-lo ao Sol, pois toda obra Espírita emana dele e gira em torno dele.
Se banhou-se e foi beijado pelos raios solares de o "Livro dos Espíritos", beba do Conhecimento cristalino de: "O Livro dos Médiuns", dele flui a água que sacia a sede do conhecimento do saudável intercâmbio entre dois mundos, funciona como mapa seguro a conduzir-te ao nosso mundo original e esquecido pelo mergulho na carne, que é o mundo Espírita ou dos Espíritos, e tem como função de vacinar-nos contra equívocos, para que não tenhamos percalços, ou seja, é a bússola a conduzir-te pela estrada da evolução da Mediunidade com destino a felicidade.
Após banhar-se pelos Raios do Sol Espírita, Beber a Água do Conhecimento, vista-se de Amor em "O Evangelho Segundo Espiritismo", vestir-se do amor, e fazer a opção  de mudança de postura, e de imergir para dentro de si mesmo, descobrindo-se, curando-se pelo amor para com você e para com o mundo, para com seu semelhante, e para com a natureza que faz parte de ti e você dela. 
Permita que ele vista seu pensamento.
Que vista sua visão.
Que vista seus atos, e seus atos te colocará frente a frente com Deus, que esta em ti.
Depois destas inigualáveis descobertas reveja seus conhecimentos sobre Céu e Inferno, com o verbo do professor Kardec, que te ensina um mundo novo, te conduzindo a pensar e te convida a raciocinar, e irá descobrir que fé inabalável é aquela que "será capaz de enfrentar a razão face a face em todas épocas da humanidade", dessa forma entenderá a sutilidade da ação e da Justiça Divina em nossa vida, e além do que chamamos vida.
E após colocar em si as bases de fé inabalável permita que: "A Gênese" te conduza a revisão de tudo que tenha visto e ouvido, e sentiras que doutrinou sua fé espírita, se algo ainda te faltar, reviva tudo em seu ser, e viva , a divina mensagem de Jesus, nosso Mestre, nosso Insuperável guia e Modelo.
A nosso irmão Jesus nossa inenarrável gratidão e a Kardec seu nobre Discípulo, dedicamos o nosso reconhecimento de quem tenta seguir vossos passos.


3 comentários:

  1. que bom ter acesso a um texto tão didático... conheço muitas pessoas céticas quanto ao espiritismo, tão céticas que me espanto com seus comentários... bom, quanto a mim sempre senti afinidade com o espiritismo, embora só tenha ido uma vez a um centro espírita, que foi por ocasião da minha formatura, pois uma das formandas era espírita... mas, através das mensagens espíritas consigo encontrar alguma luz,embora tenha iniciado meus estudos em colégio católico e acreditar e seguir alguns ensinamentos católicos, foi através do espiritismo que comecei a compreender os ensinamentos de Jesus... é através do espiritismo que tento me encontrar e melhorar... tenho tentado encontrar algumas respostas, mas confesso que me sinto perdida e que, no momento, não sei o que fazer... são acontecimentos que me deixam com o coração pequenininho... ele até melhorou (o coração)... em determinado momento achei que ele fosse sumir de tanta tristeza e amargura, mas sabia que se eu me entregasse a ela eu sucumbiria na minha evolução e pedi muita ajuda aos bons espíritos e à minha, já falecida mãe...senti revolta, a vontade que eu tinha era gritar, era quebrar... enfim, mas, felizmente os bons espíritos tem me ajudado... em sonho algum tempo depois minha mãe disse: "você me chamou, eu vim", e a frase me marcou...também já senti o colchão de minha cama abaixar enquanto eu dormia, acordei, mas não olhei, apenas pensei "se for um espírito é um espírito bom!" e voltei a dormir, mas senti quando levantou e o colchão subiu, como se alguém tivesse sentado e levantado... eu acredito nos espíritos e sei que eles estão ao meu lado o tempo todo me orientando, e já tive várias demonstrações... mas ainda busco uma resposta para o meu momento atual...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite em Jesus, minha irmã, mas principalmente nos seus ensinamentos, acredite no Espiritismo, que é o ensino daqueles espíritos, que já venceram todas as nossas imperfeições morais como: orgulho, egoísmo, inveja, ignorância, exclusivismo religioso, sectarismo, preconceito, personalismo e outros. Para mim o espiritismo tirou todas as dúvidas que a religião que eu pertencia,igreja católica, nunca me deu respostas convincentes, apesar, das boas vontades dos sacerdotes, aos quais respeito e sempre respeitarei, pois foi no catolicismo, que inicei minha caminhada a Deus. Porém no espiritismo, aprendí, que Jesus não veio a este planeta para nos salvar, mas, sim, para nos trazer ensinamentos ao encontro da verdade. Para o Espiritismo, Jesus não é Deus,(o que confundia a minha mente) mas é o nosso Mestre em direção ao Criador. Para o espiritismo Jesus não é modelo de adoração, glorificação ou louvação, mas, sim modelo de comportamento no nosso cotidiano..siga em frente minha irmã....pois até o momento o espiritismo é o caminho certo..porém respeitando toda adversidade..

      Excluir
  2. Interessante a matéria, tomando como base as indicações da literatura acima, os simpatizantes da doutrina , adquirirão conhecimentos importantes para entender o Espiritismo.

    ResponderExcluir