sábado, 28 de janeiro de 2012

Amor além da vida - Suicídio em xeque.


Amor além da vida é um filme belíssimo a conclamar ao amor conjugal. Ao contar sobre este amor, de dois indivíduos, de tal forma que coloca o amor de sua esposa pelo seu marido, maior que sua própria vida.
Devemos adentrar o filme e ver a beleza da poesia, mas, sem jamais perder de vista que só ama alguém, quem verdadeiramente se ama, só conhece o amor quem vive o amor, e acima de qualquer definição que possa ser dada ao amor, jamais será posse, quem ama liberta, liberta-se.
Este filme abre discussões de algumas idéias espíritas, já que é um filme que carrega  um apanhado de diversas doutrinas espiritualistas em sua abrangente e composição.
A imortalidade da alma, é o aspecto das penas e gozos futuros.
Na óptica de diversas religiões espiritualistas, expandindo o conceito de céu e inferno sobre o ponto de vista que o ser que suicida-se esta condenado ao sofrimento eterno, propondo que o amor faz milagres, ou seja, sempre que o desconhecimento de tal fato natural não tem uma explicação conhecida, recorre-se ao miraculoso ao sobrenatural, que para os que estão banhados com o conhecimento espírita, vêem e interpretam dentro da naturalidade.
Quero antes de prosseguir levantar uma questão.
Eu sempre observei isso por igrejas que passei e pelos centros espíritas que passei, inclusive em obras sociais.
(Sempre notei em seus auditórios um numero superior de mulheres em busca de espiritualização do que homens, mais mulheres em atendimento fraterno recorrendo a bênçãos divinas para seus maridos, do que maridos fazendo o mesmo por suas mulheres, não quero dizer jamais, que homens não façam isso, digo que o numero é mais reduzido de homens, que as mulheres talvez ao longo da historia elas devam ter sido campeãs, e vejo que os filmes não perceberam isso como em Ghost, o Espírito do marido além de salvar-lhe da tristeza, salva-lhe a vida. E em o Amor além da Vida, também, já o livro de Marcel Souto Maior por traz do véu de Ísis  gerou um filme as Mães de Chico Xavier, mostram minha visão. Será que eram porque as mães em sua maioria que recorriam mais a Chico?)
Um convite aos roteiristas... Repensem...
Então o esposo desencarna e passa pelo fenômeno que Ernesto Bozzano chamou de crise da morte, tem a lucidez momentânea da morte e depois seu passado se desenrola isso o filme vai colocando de forma sutil de forma que o passado explicasse o presente e o presente fosse se explicando em suas memórias, uma belíssima forma de ver e entender esse fenômeno, natural no despertar na nova velha realidade.
O filme trás uma belíssima proposta de reencontro com os que nos antecederam no tumulo, e de sua delicada e amorosa forma de acolhermos, não é o que estamos acostumados a ver dentro do aspecto descritivo pela psicografia , mais um belo aspecto poético.
A esposa fica ainda encarnada e pouco a pouco ela perde sua alegria de viver levando-a ao ato impensado do suicídio...
No caso do filme ela fugia da vida em busca do nada e mesmo que inconsciente, encontrava vida, que mesmo que fosse uma vida de sofrimento era ainda vida, e mesmo que ainda o sofrimento tomasse proporções maiores era ainda por si, vida...
Então o esposo recebe uma noticia que o alegra sua esposa morrera e o leva ao ímpeto de recebê-la e afagá-la em seus braços, e recebe a noticia que não pode, pois ela suicidou-se, e estava fora do alcance de tocá-la, quanto mais de salva-la...
O que não faz aceitável ao ser que ama, como pode ter uma continuidade de vida, de essa vida ser imortal e pulsante, o filme começa sua musicalidade de amor, sua busca pelo que nos espíritas, por causa de Yvone Amaral Pereira , e de sua monumental obra Memórias de um Suicida, somos acostumados a ouvir e falar como vale dos suicidas, levando-nos ao êxtase do sentimento quando em um gesto altruísta , renuncia o que ele entende por vida, para viver ao lado de seu amor do ele propõe como morte, ou seja, um ostracismo na fuga em suas verdades particulares...
É um filme que fala do inferno real ,ou seja que reside em nossa consciência, e quando no sublime ato de perde-se por amor, o amor recria o roteiro do filme desvelando-se uma sublime colheita de paz.
Entendemos o suicídio como fuga ilusória, para ilusão. 
Pois a vida é pulsante não se extingue, mudamos de endereço sempre, pois ainda somos como diz Allan Kardec, errantes não significa dizer em erros, mas sem pátria  por motivos de evolução, ou seja estamos na Terra neste momento,em existência futura podemos estar em um mundo material que nos ofereça o mesmo aprendizado, que atenda as minhas necessidades, sou momentaneamente sem pátria pois atendo necessidades de crescimento, seja qual for a casa que nosso Pai escolha para momentaneamente residir,ou escolhamos para prosseguir o aprender.
Mesmo que vivamos na Terra podemos mudar da mesma forma de País, então errante significa despatriado, momentaneamente sem pátria.
Essa idéia de imortalidade de continuidade e recomeço é espetacular.
Mas o que lemos nas entrelinhas do filme?
Lemos que verdades equivocadas sobre a idéia de suicídio, a forma de auto ajuda bem comum na idéia americana, onde o americano mais do que outros querem dizer, você não pode...
Quanto mais lhe disserem que você não pode, você tem que acreditar que pode, essa idéia era um estimulo a sua coragem, a demonstrar seu amor, por sua esposa. 
A grande mensagem nas entrelinhas da saga,  "vocês podem", sempre que o mundo lhe disser que não pode. Ou seja, liberte-se de velhas e ultrapassadas crenças, de forma ao novo. 
O amor transforma o mundo.
Um gesto de amor tira a força do ódio de milhões.
Se visto por essa ótica o filme não tem mais a carga de velhos conceitos e ele estimula a se repensar, a construir seus valores acima do que sente, que a verdades de outros seres não fazem sua verdade, que sua verdade não muda a verdade de outros seres, que a verdade absoluta esta no amor.
Por esse aspecto é convite ao enfrentamento da vida, um desestímulo ao  suicídio, e também um convite a repensar sobre a vida.
Muito comum destro da interpretação do ato suicida a crença, e a propagação dessa e de diversas crenças errôneas sobre o auxilio  aos suicidas, e a outros casos.
Temos a tendência a nos apegarmos ao que nos acontece de ruim, de só prestarmos a atenção as noticias ruins, seja em telejornais , oferecemos ao nosso paladar o alimento, a a televisão oferece aos nossos olhos cadáveres na hora do almoço.
Então lemos apressadamente verdades assim: " existe casos que suicidas ficam séculos fechados em sua dor, na consciência de suas culpas", nossa mente processa todo suicida sofre por décadas e séculos, queremos até consolar a mãe de um individuo que passou para o mundo espiritual vitimado por este mal, mais falta-nos estimulo, pois em nossa nova verdade com o ranço envelhecido, nossa mente diz : "tem ajuda mais demora... " isso sai tão insosso que dá medo de ver ou ouvir.
Um termo que você cansa de ouvir quando entra no espiritismo, porque alguns espíritas propagam é "REFORMA", o meu modo de entender, o espiritismo não reforma nada...
Assim como o Cristo, o Espiritismo não reforma nada...
Ouso e posso ser criticado veementemente por isso, mais desafio a provarem que estou errado.
O conceito de inferno é demolido pelo espiritismo e é construído um NOVO entendimento da continuidade da vida, da lei de causa e efeito, se tem uma nova edificação, pois suas bases são outra .
O conceito de Céu é demolido pelo espiritismo e construído um NOVO conceito.
Jesus no aspecto Moral diz: morre o homem velho, nasce o homem NOVO.
O convite espírita é de desvincular, de desligar-se totalmente do velho e adquirir algo NOVO.
Então quando se fala em reformar se fala em manter velhas estruturas e dar uma cara nova, ao velho.
Não, isso não é espiritismo.
Paulo de Tarso ao entender a proposta do Cristo diz : "quero ser como um vaso na mão do oleiro, quebra a minha vida e me faça novamente."
Quer beber da fonte traga vasilhame novo, e receba vinho novo , não se pode colocar vinho novo em tonel velho, disse Jesus.
Sabemos que o amor aplaca ódio de milhões, sabemos que o amor cobre a multidão dos pecados, então o atendimento ao companheiro sofrido esta subordinado, a) intenção que o levou a praticar tal ato,  b) o amor devotado pelos seres que o amam, em forma de prece e a fé impregnada nessa prece, c)  o merecimento de quem faz a prece e de quem recebe, d) o tempo que esse ser pode demorar para arrepender-se e o tempo que reagira e pedira o auxilio divino, se uma dessas atitudes pode mudar o tempo de resposta do auxilio, imagina a reunião dos quatro pontos , ou seja posso ter e obter uma ajuda imediata aos suicidas, ou posso ainda não ter, o que nos cabe como espíritas é de ajudar para que se obtenha um ou mais dos quatro requisitos para ajuda.
Convido a cada um que iniciar o estudo do espiritismo a se desligar de todas as suas verdades, para quando se decidires propagar as novas verdades não sejam servidas e impregnadas com o velho.
E muito conhecido o caso de que uma mulher foi impedida de entrar em Nosso Lar em detrimento de abortos praticados, quero informa-lhe que fez essa leitura, foi apressada e impressionada, e não leu o que Andre Luiz disse, e interpretou errado, mas Ricardo eu li , pode ter lido , eu li cinco vezes somente na sexta e descobri meu equivoco , e cometi este equivoco induzido ao erro por quem me ensinou.
Fato é, desestimular o suicídio pois o maior bem do ser humano isso já entendido na Terra,a Vida como nosso maior bem,ou seja, nossa maior posse, então a sublime oportunidade no aprendizado e impagável,  nesse corpo, esse divino e perfeito instrumento, mesmo com que aos nossos olhos são vistos com imperfeições e deficiências , são necessidades especiais de vivencias especiais , que deficiente está momentaneamente a nossa avaliação, impregnadas de PRÉ- CONCEITO, a crença do espírita esta arquitetada em conceitos não em PRÉ, em novo não em velho ou velhos.
Seja como for cada minuto segundo é importante.
Cada letra cada assento, é importante no conjunto dessas idéias, assim como cada segundo em nossa vida, tem o seu lugar devido e aproveitado, um filme que diz: que se tem vida por que se tem amor.
Um filme que lhe diz: quem tem amor tem vida, e se tem vida onde quer se esteja tenha amor.
Seja amor e viva plenamente a vida.
Viva a vida plena no amor...




Peço que se gostou ou não do que leu deixe-nos um comentário, ou mande-nos um email com suas duvidas e criticas, ou sobre o que gostaria de saber sobre a visão kardeciana que dará ferramentas para outro artigo.
Nosso email : ricardo.kardeciano@hotmail.com
Paz e Bem sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário