quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Zaqueu, Historia e Arquétipo




Zaqueu, personagem do Evangelho Segundo Lucas, no capitulo 19 versículos de 1 ao 10.
"Zaqueu chefe dos Publicanos e Rico, procurando ver Jesus, mas devido a multidão sempre ao entorno dele, como era baixinho correu para uma figueira brava, para o ver, pois sabia que ele passaria por ali, então Jesus para e olha dizendo-o desce agora pois convém que eu fique hoje em tua casa, vendo aquilo murmuravam , ele vai passar a noite na casa do pecador."
"Zaqueu diz á Jesus : Eis senhor que dou metade do que tenho aos pobres, e se tiver defraudado alguém restituir-lhe-ei no quádruplo."
"Disse Jesus: Hoje entrou a salvação nessa casa porque este também é filho de Abraão. Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que tinha perecido."
Então vamos desdobrar a historia para entender ...
O que vem ser chefe dos publicanos?
Chefe dos publicanos era um cargo exercido por homens encarregados de receber os impostos para Roma, dos Césares, seria do ponto de vista brasileiro, o chefe da receita federal, com a distinção de que nossa receita federal arrecada para o nosso País, já os publicanos arrecadavam da colônia, adquirida por meio da guerra, que extraia o imposto para construção de Roma, subtraindo a riquezas de um País, para o sustento e crescimento de outro, por esse motivo os publicanos eram odiados, pois tiravam o pouco do individuo em forma de impostos.
Parte desses impostos por sua vez mantinham os publicanos ricos, para que se interessassem pouco, pelo muito dos Césares.
Lucas e Jesus conhecedores da alma humana, já pontua no primeiro versículo publicano e rico, pois dois mil anos passados ainda achamos que pobreza é virtude, e riqueza é um tremendo pecado.
Na realidade são duas provas difíceis de ser superadas, pois na pobreza pode nascer a revolta contra Deus, e na riqueza ou na fartura, o esquecimento da realidade do espírito, e se afundar no ter e possuir, todas as duas são instrumentos da pedagogia divina, a nos educar ou seja adquirir um conjunto de hábitos.
As pessoas ficavam em torno do Cristo, não muito diferente de hoje como eternos pedintes…
Buscavam-no para que Jesus as curassem, resolvesse seus problemas, suas dificuldades…
Buscavam e buscam Jesus como um analgésico, usado no momento de dor, passou a dor passou a necessidade de Jesus, queriam que Jesus mudassem suas vidas em função de suas necessidades.
Mas não queriam mudar suas vidas em função de Jesus que é o amor não amado, e ainda desconhecido principalmente dos que professam e usam o seu nome.
Então o "baixinho" busca uma figueira brava e corre para assegurar sua empreitada…
Zaqueu sai de sua zona de conforto e vai ao encontro de Jesus, mas ele precisa estar acima da multidão. Sua meta é Jesus. E resolve vê-lo, simplesmente olhá-lo…
Reconhece-se abaixo da estatura mediana dos que o seguiam, e buscou uma forma de elevar-se, porque, pois mais perto que Jesus estivesse dele, ele não conseguia vê-lo...
Sendo assim temos mais do que uma subida em uma arvore, temos o exemplo do conhecimento de si mesmo,subiu uma arvore muito alta, e de crescimento rápido…
O amor quando adentra é como uma figueira brava, cresce rapidamente e damos frutos doces, nosso ser tem um crescimento rápido elevando os seus frutos. 
Zaqueu amplia o seu ponto de vista para ver o mais alto que sua arvore, que a sua base pudesse sustentar , então Zaqueu eleva-se...
Ao vislumbrar Jesus.
Este o informa que ia hospedar-se em sua casa.
Qual é a nossa casa ?
Paulo em I Coríntios 3 ver 16 : 
"Oh não sabeis que sois um templo onde habita o Espírito de Deus",ou seja, para o apóstolo dos Gentis, a essência divina habita em nós, e Jesus o amor corporificado diz:
"Hoje hospedar-me-ei em tua casa", o amor hospedou-se no coração, na essência do homem, e quando o amor  tocou mais ainda o interior de Zaqueu, ele se prontificou a doar metade do que tinha aos pobres, e pagar com o quádruplo a quem ele tenha defraudado, (o amor tocou o indivíduo ele já não é mais o mesmo), e tem a necessidade de fazer o bem, olha para o seu passado e sente a sublime necessidade de recomeçar.
De um novo ponto, se isentando de seus erros, pagando sua divida. 
Porque sua consciência  precisa o aprovar, precisa estar livre…
Precisa caminhar vazio...
Hospedar Jesus é um ato de conversão.
É um ato de mudança de rota, e mudança de rota não é uma mudança de religião, ou uma bandeira religiosa...
Vivemos um mundo dual, certo e errado, bem e mal, mudar de lado é buscar o oposto, o bom em nossa vida, buscar o lado bom do nosso ser , e do outro ser, consiste em ir em atos ao reino de Deus, não esperar que o reino de Deus, venha a você .
Pois o reino de Deus está, no interior do ser.
Só encontrado quando o individuo se volta para dentro de si, para essência divina em nós, pois como informa Lucas no livro de Atos do Apóstolos no Capitulo 17 versículo 24 diz : "Deus não habita em templos feitos por mãos de homens." 
Então o amor hospedou-se na casa de Deus, no interior do homem.
E a multidão acostumado ao exterior do homem, dizia que Jesus ia hospedar-se na casa do pecador.
E o mestre de todos os mestres diz: 
"O Filho do homem veio salvar e buscar aquele que havia perdido…"
Jesus é para Zaqueu o auto encontro...
Zaqueu se olha, reconhecesse...
Zaqueu supera-se com criatividade impulsionada pela vontade, elevando-se.
Zaqueu encontra Jesus…
E Jesus o encontra…
Zaqueu hospeda Jesus. 
E o amor hospeda Zaqueu.
Zaqueu descobre o amor e resolve vive-lo, dividindo metade do que tem com os pobres...
Zaqueu reconhece-se um possivel devedor, e propoe-se a pagar sua divida.
E tu Zaqueu?
Zaqueu...
Zaqueu!








Peço que se gostou ou não do que leu deixe-nos um comentário, ou mande-nos um email com suas duvidas e criticas, ou sobre o que gostaria de saber sobre a visão kardeciana que dará ferramentas para outro artigo.
Nosso email : ricardo.kardeciano@hotmail.com
Paz e Bem sempre.





Bibliografia: Bíblias: Vulgata Latina Edição de 1989, Tradução do Padre Matos Soares , Bíblia co-ediçao Vozes e Santuário, Diversos tradutores e revisores,  Bíblia de Tradução do Padre João Ferreira de Almeida Edição de 1996 estilo revista e corrigida na grafia simplificada, Bíblia na Tradução Almeida na Edição Contemporânea de 1999.

Figueira Brava = Figueira de porte gigantesco e crescimento rápido.

2 comentários:

  1. Querido irmão, parabéns pelo texto e pela abordagem atual e motivadora! Um forte abraço e muita paz e harmonia!

    ResponderExcluir
  2. amei a história de Zaqueu e Cristo, mas por esse lado fiquei muito mais emocionada e alegre, muito mais motivada na minha caminhada a evolução com Deus. Obigada

    ResponderExcluir