terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ser médium








Muito comum no dia a dia quando alguém descobre que somos espíritas  a primeira reação é de surpresa, e a segunda vem em forma de pergunta certeira: você é médium ?
E o que é ser médium?
Médium como definiu o amado codificador,  é o intermediário entre o mundo espírita ou dos Espíritos, e o meio ou o instrumento de comunicação entre dois mundos...
Afirma ainda Allan Kardec que todo mundo é mais ou menos médium, mas aquele que assim definimos é os que oferecem ou recebem comunicações analisáveis.
Emmanuel ampliando o conceito de Allan Kardec em Seara dos Médiuns diz:  que o pensamento é a  linguagem universal, emitimos ondas de pensamentos e recebemos outras sem que percebamos isso; desenvolvendo o conceito de: sintonia.
Partindo destes princípios entendemos o médium como um interprete do pensamento dos Espíritos.
Numa pálida comparação poderíamos dizer que: o médium é como um aparelho de TV que, recebe ondas, decodifica e transforma em imagens e sons, para proporcionar a terceiros  uma interação.  A qualidade do que se ouve e vê esta subordinada a capacidade da antena. O que difere o médium do televisor, é que  a TV e um equipamento estático que apenas decodifica e transmite, enquanto o médium recebe um conteúdo em forma de pensamentos , traduz em palavras falada ou escrita, mas que para que isso aconteça, um veste o pensamento do outro, resultando em uma parceria.
Gosto muito da didática comparativa de Hermínio Correia Miranda; imaginemos que o pensamento dos Espíritos e uma tinta azul, o do médium uma tinta amarela , o resultado da comunicação mediúnica será sempre verde.
Sendo assim  se faz imprescindível ao médium que queria exercer o seu trabalho com fidelidade, 1) auto conhecimento, pois conhecendo sua forma de falar, as palavras que usa, seu estilo de linguagem, vai saber o quanto está ou quando está colocando-se no meio da comunicação,( para que a comunicação como exemplifica Hermínio flua com menos amarelo, com mais tonalidade possível do azul) o auto conhecimento te ensinas quem és e onde tu estás , sabendo quem és e onde está, no seu trajeto de evolução. 2) transformação moral: pois como dissemos antes,  o pensamento é a linguagem e seletor de sintonia com os Espíritos, se cultivo  hábitos e pensamentos elevados , tenho por hábito sintonizar-me com Espíritos elevados e assim sucessivamente, se não tenho  esse habito se faz necessário pensar no bem e agir no bem, no campo da transformação moral, o médium tem que ter  no mínimo humildade como meta , pois como esta passível ao erro como todo ser, precisa saber ouvir outras pessoas mais habituadas a lidar com fenômeno espírita; e o melindre no trato com a mediunidade é um mal a ser transformado em virtude. 3) Estudo, o estudo  tem duas vertentes  a) estudo doutrinário: o estudo doutrinário objetiva  dar bases de avaliação do conteúdo extraído da comunicação com o mundo espiritual, e subsídios sólidos para funcionar como vacina contra embustes de Espíritos menos dignos, além de ser um manual de utiliza da sublime ferramenta chamada mediunidade. b) Conhecimentos gerais , todo o conhecimento, tanto desta  como de outras romagens no mundo, ficam arquivadas no espírito, ou seja no inconsciente, no momento do chamado transe, o Espírito comunicante usa o inconsciente do médium como arquivos para vestir o seu pensamento, usemos um comparativo atual exemplo:  hoje usufruímos de computadores para uso domestico que possui uma configuração básica, mas se formos trabalhar  com desenhos, vamos precisar de um software que atenda essa necessidade,  assim cada conhecimento adquirido é como se nós adicionássemos ao computador recursos,para facilitar o uso para atender um determinado fim, se faz necessário sempre manter atualizado; assim o estudo constante se faz imperioso, para quem quer  ser um bom intermediário entre os dois mundos.
Como sempre temos em nosso meio, resquícios de conformismo e as vezes certa preguiça,é comum ouvir algumas afirmações: " mas existiram excelentes médiuns que foram iletrados," nesta existência... não, significa que foi em todas...  " mas e Chico Xavier? Emmanuel  dava aulas a ele para suprir suas deficiências... " respondo: Chico Xavier , reencarnou com um trabalho definido, e nós estamos ainda nos definindo no trabalho... queremos chegar e galgar o mundo de regeneração e aos mundos superiores,  cada dia é um passo importante, posso eu estar no exercício de uma mediunidade, que será proficuamente numa próxima existência, se retardo esse trabalho é como se retardasse a semeadura, se não planto no momento certo corro o risco de não ter o que colher em tempo, se perco o tempo de semear  será obvio que não terei o que colher.
Sendo assim, ser médium e muito mais do que pensa os neófitos do conhecimento espírita, que muita vez pensa que e uma posição de destaque na casa espírita, o que  na realidade é  dever para consigo primeiro, e  para com os outros, acender a luz da mediunidade em nossas vidas, é como acender uma luz ao meio da escuridão, ela primeiro ilumina o seu entorno, mas também atrai perdidos, que buscam um rumo , como atrai insetos se acesa no campo.
Ser médium é...
Ter o compromisso consigo mesmo de melhorar a cada dia.
Aprender sempre, que é muito mais que decorar, é pegar os ensinamentos tornar atos.
Saber que nunca saberá tudo, que se assim achar, será o termômetro te chamando para recomeçar e rever conceitos…






Peço que se gostou ou não do que leu deixe-nos um comentário, ou mande-nos um email com suas duvidas e criticas, ou sobre o que gostaria de saber sobre a visão kardeciana que dará ferramentas para outro artigo.
Nosso email : ricardo.kardeciano@hotmail.com
Paz e Bem sempre.

Bibliografia:















3 comentários:

  1. Como os espiritos vêem hoje o TDAH e a Hiperatividade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany,
      Vou pesquisar sobre o assunto e posto algo logo mais que me aprofunde sobre o assunto.
      Paz e bem em sua vida sempre...

      Excluir
  2. Olá Ricardo, interessante artigo!!! Parabéns pela didática e divulgação da Doutrina Espírita. Que Jesus, o Divino Mestre lhe ampare.

    ResponderExcluir