quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O Olhar




Ontem um amigo comprou o livro de outro amigo, eu como um curioso e viciado em cheiro de livro novo, perguntei que livro é esse? ele mostrou-me e disse :
" Vou ver se tem alguma coisa que preste nesse livro".
Aquela frase foi como que se um punhal rasgasse meu coração, pois era um livro  escrito por um amigo nosso em comum, escrito sobre uma pessoa amada.
Mudei o foco de meus pensamentos e fui embora pra casa a pé, olhando a Avenida Bezerra de Menezes, depois de reformada, com ciclovia, pessoas aproveitam para correr e cuidar de seus corpos.
E fui vendo a iluminação, pessoas, prestando a atenção nos prédios novos, antigos casas aparentemente abandonada, feliz por ter vida e tudo que necessitava, dentro do necessário.
Hoje ao acordar lembrava-me de mamãe, ela fala de um tipo de olhar chamado "seca pimenteira" uma expressão bem nordestina que é equivalente ao tal de "olho gordo", que por sua vez lembrei também de Jesus que disse:
"A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso."
"Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas."
"Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te ilumina com o seu resplendor."  Lucas 11:34-36
Entendo o olhar de "seca pimenteira" aquele olhar da inveja que olhou algo desejando para si com tanta veemência, mas também o "olhar seca" pimenteira pode ser olhar amargurado de quem só consegue ver a dificuldade pra todo o lugar que olha, ou seja a falta de otimismo, a falta de fé,  sendo assim se seus pensamentos e desejos estão em desequilíbrio toda sua vida ira atrair isso para você, para mim, para quem ligar-se a esses pensamentos e idéias.
Longe de criticar o companheiro que tanto amo, uso para figurar pessoas que possamos encontrar em nosso dia a dia, e quando você leu sobre essa pessoa de que falei que não conhecem ligaram logo a outro alguém que conhecem, então eu conduzi-te a pensar e olhar para alguém com olhar parecido, mas esse nunca foi o objetivo.
O real objetivo é convidar a olhar o mundo com a positividade, com otimismo, com gratidão, com alegria, com paz...
O real objetivo é chamar a atenção de nossos olhos a ver o lado bom, o belo, nas construções tanto da engenharia quando nas idéias.
Lentes, nos ajudam a enxergar melhor, se temos dificuldade em nosso órgão da visão recorremos aos profissionais que examinara nossa visão e este nos receitara um óculos apropriado para termos nossa capacidade restituída, mas quando queremos ver além de nossas possibilidades se queremos mergulhar no mundo pequeno invisível ao olho nu, recorremos ao microscópio e quando queremos dirigir nosso olhar para o universo recorremos ao telescópio, são meios que nos mostram novas perspectivas, nos mostram o maravilhoso, e real.
Olhar as pessoas, problemas, circunstancias, e ver o mundo com olhar do otimismo, pois se passaram mais de 2000 anos da inesquecível vida de Jesus , e ele com otimismo nos ampara com sua mensagem imortal, mudando nosso modo de ver, pois pessoas tornam-se nossos irmãos, como irmãos o mesmo patamar a igualdade, e dentro dessa igualdade uma infinidade de possibilidades.
Jesus trabalha no individuo com aquilo que é conhecido ao ser, á Pedro ele busca e diz: "vem segue-me pois farei de ti pescador de almas" , da um novo enfoque para a pesca que era a vida de Pedro, Saulo ele usa a razão , "Saulo porque tu me persegues ?", ao aleijado da piscina pergunta : "Queres ser curado. " ao de consciência culpada diz : " Os seus pecados estão perdoados, vai e não peques mais." , A Zaqueu que elevara-se para ver Jesus , ele o convida-o "desce Zaqueu , que hoje hospedar-me-ei em tua casa".
O olhar é o espelho da alma, e Jesus olhava e olha nossa alma e convida-nos, a mudar o foco de nosso olhar, quando vê uma fotografia você vê a escrita da luz, fotografar significa escrever com a luz , a cinematografia é o movimento que se dá ao que se escreve quadro a quadro com a luz, e a fotografia e a cinematografia é uma forma de imitar o olhar, olhe a vida com olhar luminoso crie e recrie com amor!
E Jesus convida a vida nova do olhar.
Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te ilumina com o seu resplendor.
Fotografe, cinematografe , crie  e recrie sua historia com a lente de Jesus, que é o amor em tudo e em todos.





Peço que se gostou ou não do que leu deixe-nos um comentário, ou mande-nos um email com suas duvidas e criticas, ou sobre o que gostaria de saber sobre a visão kardeciana que dará ferramentas para outro artigo.
Nosso email : ricardo.kardeciano@hotmail.com
Paz e Bem sempre.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo texto e pela mensagem de alerta, convidando ao olhar maduro, de esperança, de fé, de alegria pela VIDA. Gostei muito. Show!!

    ResponderExcluir
  2. Belíssima foto de muita reflexão parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Apoiado, e estou seguindo o blog, é muito bom. Parabéns pelas elucidações.

    ResponderExcluir
  4. Hoje li, se Cristo trabalha sem se cansar.. trabalhemos também nós para manter sempre a luz acesa.. trabalhemos para mudar o nossos olhar! Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir